Figura 1.
Figura 1. Esquema de um agitador magnético.

Os agitadores magnéticos são utilizados para agitar líquidos ou soluções por longos períodos de tempo. São aparelhos visualmente similares às placas de aquecimento de laboratório, possuindo um prato superior de alumínio, de vidro ou de material cerâmico. Por baixo deste prato encontra-se um motor de velocidade regulável ligado a um íman em rotação que faz rodar uma pequena barra magnetizada, protegida por material de plástico ou de vidro, que é colocada no interior da solução a ser agitada.

Algumas placas de agitação têm possibilidade de aquecimento, desempenhando uma função dupla – aquecimento com agitação. Apesar dos dois sistemas estarem integrados no mesmo instrumento, os controlo sobre a agitação e sobre o aquecimento são independentes (ver figura 3), sendo possível apenas aquecer uma solução, apenas agitá-la ou aquecê-la e agitá-la.

Os agitadores magnéticos são muito utilizados em trabalhos laboratoriais, mas não podem ser utilizados com líquidos muito viscosos ou se a mistura reacional for heterogénea com grande quantidade de sólidos dispersos2. Nestes casos é necessário recorrer à agitação mecânica, com vareta de vidro, por exemplo.

Figura 2. Esquema do primeiro agitador magnético, da autoria de Arthur Rosinger.
Figura 2. Esquema do primeiro agitador magnético, da autoria de Arthur Rosinger. (Adaptado de 1)
Figura 3. Agitador magnético
Figura 3. Agitador magnético 3.