Existem três domínios: Archaea, Eubacteria e Eukarya.

  • Eubacteria – inclui as bactérias
  • Archaea – anteriormente denominado archaeobacteria (ver nota), inclui os procariontes que não se incluem nos Eubacteria, como os metanogénicos e alguns termófilos
  • Eukarya – inclui todos os eucariontes

Com esta nova classificação os reinos sofrem alterações. A nova classificação é:

Domínio Archaea – Reino Archaebacteria

Domínio Bacteria – Reino Eubacteria

Domínio Eukarya – Reinos Protista, Fungi, Plantae e Animalia


Nota: o termo Archaeobacteria foi abandonado por sugerir uma relação específica entre os Archaea e os Eubacteria. Numa perspetiva molecular de análise do rRNA os Archaea são mais próximos dos Eukarya que dos Eubacteria.

a. hierarquia científica da classificação dos seres vivos
a. hierarquia científica da classificação dos seres vivos
b. árvore filogenética baseada em Woese et al. 1990
b. árvore filogenética baseada em Woese et al. 1990

Nota do Conselho Científico da Casa das Ciências: Atualmente a classificação dos seres vivos aceite pela comunidade científica internacional é a proposta por Carl R. Woese e colegas em 1990, publicada numa revista científica da especialidade (ver artigo original, em inglês, disponível na internet em http://www.pnas.org/content/87/12/4576.full.pdf+html). No entanto, no programa de Biologia do Ensino Secundário atribui-se uma maior importância à classificação de Whittaker modificada em 1979. Neste artigo apresenta-se uma visão geral dos vários sistemas de classificação propostos com maior ênfase para a classificação em 5 reinos de Whittaker modificada e a classificação em domínios de Woese et al. 1990.