Os predadores podem ser classificados de acordo com o tipo de alimento:

  • herbívoros: alimentam-se de tecidos vegetais
  • carnívoros: alimentam-se de organismos animais. Geralmente, o predador é de maiores dimensões que a presa
  • omnívoros: alimentam-se de animais e plantas

Os predadores atuam como agentes de evolução, dado que selecionam as suas presas. Ao longo do tempo muitas presas terão desenvolvido mecanismos adaptativos de defesa que tornam mais difícil a sua captura.

A mímica (ou mimetismo) é uma das adaptações, alguns organismos apresentam a aparência de outras espécies não comestíveis (tóxicas, com mau sabor, etc). São exemplos comuns entre insetos que se fazem parecer com vespas e de aranhas que parecem ser formigas. Outro exemplo conhecido é o das cobra falsa de coral que mimetizam as venenosas cobra coral.

Outra adaptação é a camuflagem, em que as espécie têm uma aparência que as ajuda a passarem despercebidas no meio. Esta camuflagem pode ser na cor da superfície do corpo mas também na forma.

Um terceiro tipo de adaptação pode ser designada por anti-predador. Algumas plantas, por exemplo, possuem espinhos ou produzem compostos químicos nocivos para o predador. Em animais, por exemplo, técnicas como o contra-ataque em grupo do predador ou o aposematismo, em que por oposição à camuflagem, os organismos apresentam características que os tornam conspícuos e com ar ameaçador, tais como cores muito fortes.