O termo ião deriva do grego e significa “o que vai”; tendo sido usado pela primeira vez por Michael Faraday,1 em 1834, para descrever as entidades (átomos ou moléculas), com carga positiva ou negativa, que se deslocavam durante os processos eletroquímicos em direção aos pólos (elétrodos, cátodo e ânodo). Posteriormente, Svante Arrhenius, na sua tese de doutoramento, em 1884, propôs que os ácidos, as bases e os sais, quando dissolvidos em água, se dissociavam nos iões de carga oposta que os constituíam.2-4 Inicialmente, a sua teoria não foi bem aceite, e, por isso, o seu doutoramento foi classificado com a nota mais baixa possível. No entanto, este trabalho levou a que lhe fosse atribuído, em 1903, o Nobel da Química.


Os iões apresentam funções fundamentais no funcionamento do organismo. Por exemplo, o catião cálcio (Ca2+) é essencial na constituição dos ossos e dentes. O cloreto de sódio (NaCl), um dos principais componentes iónicos do plasma sanguíneo, que apresenta uma concentração de 0.9 % em massa, é importante na regulação ósmotica do organismo. Por este motivo, uma das medidas clínicas efetuadas num paciente, quando este se encontra desidratado, ou perdeu muito sangue, é a administração de soro fisiológico (solução aquosa de 0.9 % m/m em NaCl) de modo a repor a concentração de eletrólitos no organismo.


No interior das células, o catião potássio (K+) encontra-se em concentração bastante superior (devido ao transporte ativo) do que o catião sódio (Na+) no plasma sanguíneo. Esta diferença de concentrações provoca um gradiente eletroquímico em toda a membrana celular que, por exemplo, é usado para gerar um sinal elétrico que regula o batimento cardíaco.


O catião ferro, em conjunto com a hemoglobina, transporta o oxigénio dos pulmões até às células. O anião carbonato (CO32-) em equilíbrio com o anião hidrogenocarbonato (HCO3-), regula o pH do sangue, mantendo-o num intervalo entre 7.35 e 7.45.