Figura 1. Luigi Galvani (1737 – 1798).
Figura 1. Luigi Galvani (1737 – 1798).

Galvani graduou-se em medicina pela Universidade de Bolonha, em 1759, essencialmente por vontade do pai. No entanto, depois da entrega da sua tese de doutoramento, foi indicado para o lugar de professor de anatomia e obstetrícia na Universidade de Bolonha e no Instituto de Artes e Ciências, respetivamente. Em 1762, casou-se com Lúcia, a única filha do Professor Galeazzi da Academia de Ciências de Bolonha, da qual Galvani se tornou presidente, em 1772.

Em 1773, Galvani proferiu palestras subordinadas à anatomia dos sapos e, no final da década de 1770, também proferiu palestras sobre eletrofisiologia, como consequência de experiências de estimulação muscular elétrica decorrentes da aquisição de uma máquina eletrostática e de uma garrafa de Leyden. O galvanómetro (instrumento de medição de corrente elétrica) e o processo de galvanoplastia (eletrodeposição) foram nomeados em homenagem aos avanços científicos de Galvani.

As suas anotações indicam que, desde 1780, a investigação sobre a “eletricidade animal” passou a ser o seu principal interesse. Em 1786, por exemplo, conseguiu a estimulação de músculos de sapos tocando nos seus nervos, durante uma tempestade elétrica, com uma tesoura. Galvani assegurou-se através de novas experiências que os tremores musculares eram, de facto, causados pela ação elétrica. Galvani publicou os seus resultados, em 1791, no seu ensaio De Viribus Electricitatis in Motu Musculari Commentarius (Comentário sobre o efeito da eletricidade no movimento muscular).