Para clivar de forma homolítica (equitativamente) a primeira ligação O–H, é necessário fornecer uma energia de (497,10 ± 0,29) kJ \(\cdot\) mol-1 [1], enquanto que são necessários (429,91 ± 0,29) kJ \(\cdot\) mol-1 [1] para quebrar a ligação O–H remanescente (no radical HO). Tal significa que a energia de ligação O–H na molécula de água é (463,50 ± 0,29) kJ \(\cdot\) mol-1, o que corresponde à média dos valores das energias de dissociação das duas ligações O–H.


Embora seja frequente os valores das energias de ligação entre os mesmos átomos diferirem em moléculas diferentes, essa diferença, em geral, não é muito significativa. Por isso, é costume apresentar os valores de energias de ligação entre um dado par de átomos como uma média dos valores verificados para essa mesma ligação em várias moléculas diferentes.

A energia de ligação está relacionada com outros parâmetros referentes à ligação química, nomeadamente:


  • Ordem de ligação: quanto maior for a ordem de ligação, isto é, quanto maior for a densidade eletrónica na região situada entre dois átomos ligados numa molécula2, que se traduz num aumento do carácter duplo ou triplo da ligação, maior é o valor da energia de ligação;

  • Comprimento de ligação: quanto maior for o comprimento de uma ligação química entre dois átomos, isto é, quanto mais distantes estiverem dois átomos ligados, menor é a energia da ligação.


Compare-se, por exemplo, as energias e comprimentos das ligações carbono-carbono simples, dupla e tripla nas moléculas de etano, eteno e etino, respetivamente. Como se pode ver na tabela seguinte, à medida que a ordem da ligação C–C aumenta, aumenta a sua energia e diminui o seu comprimento.


Molécula Ligação C...C Energia de ligação / kJ \(\cdot\) mol-1[3] Comprimento de ligação / Å 4
Etano Simples, C-C 345 1,535
Eteno (Etileno) Dupla, C = C 612 1,329
Etino (Acetileno) Tripla, C \(\equiv\) C 809 1,203

Quanto menor for a energia de uma dada ligação, mais fraca é ela é, o que faz com que a espécie química seja, por norma, mais reactiva (se na reação considerada ocorrer quebra dessa ligação).