O kitassato é utilizado no laboratório para efetuar filtrações a pressão reduzida. Na filtração a pressão reduzida, a tubuladura lateral do kitassato utiliza-se para a ligação a uma bomba de vácuo (ou trompa de água) através de um tubo de borracha. O kitassato apresenta paredes de vidro mais espessas que o vulgar matraz para oferecer maior resistência nos processos de filtração por pressão reduzida.

No processo de filtração, coloca-se uma argola de borracha na boca do kitassato para suportar um funil de Büchner e permitir que se crie um certo vazio ou vácuo parcial no interior do kitasato, enquanto o funil de Büchner, com papel de filtro, retém o sólido.

Nos processos de filtração a pressão reduzida usa-se, frequentemente, um segundo kitasato (ou um frasco de duas tubuladuras) como frasco de segurança entre a bomba de vácuo e o kitasato onde vai decorrer a filtração para assegurar que nenhuma porção de líquido da mistura que está a ser filtrada passe para bomba de vácuo através do tubo de borracha que estabelece a ligação ou, no caso de uso de trompas de água, que a água não passe para o filtrado por mau funcionamento ou mau manuseamento da trompa.

Figura 1. Kitassato com funil de Büchner.