Acontecimento elementar é o acontecimento constituído por um único resultado, do espaço de resultados.

Os acontecimentos representam-se, de um modo geral, por letras maiúsculas A, B, C,....

Diz-se que o acontecimento A se realizou se o resultado da experiência aleatória pertence a A.

Associado à experiência aleatória que consiste em lançar um dado de 6 faces numeradas de 1 a 6, e verificar a face que sai, temos o espaço de resultados S = { 1, 2, 3, 4, 5, 6 }. O acontecimento “Sair face par” é o subconjunto A = { 2, 4, 6 }. O acontecimento “Sair uma face par inferior a 4” é o acontecimento elementar B = { 2 }.

O espaço de resultados é, ele próprio, um acontecimento, a que se dá o nome de acontecimento certo. O conjunto vazio (sem elementos) também se considera um acontecimento a que se dá o nome de acontecimento impossível.

Dado um acontecimento A, ao acontecimento constituído pelos resultados do espaço de resultados, que não estão em A, dá-se o nome de acontecimento complementar ou contrário de A. O acontecimento complementar do acontecimento certo é o acontecimento impossível.

Havendo a identificação entre acontecimentos e conjuntos, as operações realizadas com acontecimentos seguem as leis da álgebra de conjuntos.

Para visualizar o espaço de resultados e os acontecimentos associados a uma experiência aleatória utilizam-se diagramas de Venn.