onde \(\phi _\text{soluto}\) representa a fração mássica de soluto (ou de um constituinte da mistura), Vsoluto representa o volume de soluto (ou constituinte) e ∑ Vconstituintes representa a soma dos volumes de todos os constituintes (da solução ou mistura) antes de serem misturados.1

Esta grandeza adimensional é uma forma conveniente de exprimir a composição quantitativa quando se misturam dois ou mais líquidos ou quando se misturam diferentes gases para formar uma solução. Como todos os componentes se encontram na mesma fase, o solvente será o que existe em maior quantidade.

A percentagem em volume ou percentagem volúmica [%(V/V)] é igual à fração volúmica multiplicada por 100% e representa o volume de um dado componente existente em 100 volumes da mistura, considerando aditivos os volumes medidos antes de se misturarem, e traduz-se matematicamente pela seguinte equação:



Por exemplo, uma bebida alcoólica que tenha um teor de etanol de 12 %(V/V) significa que se pode obter uma solução idêntica a essa por mistura de 12 mL de etanol e 88 mL de água. Não significa que se obtenham 100 mL de solução porque, devido à contração do volume aquando da mistura destas duas substâncias, o volume da solução será inferior à soma dos volumes dos constituintes antes da mistura. No entanto, tal como para a percentagem em massa, a soma das percentagens em volume é sempre igual a 100%, isto é a 1, pois o divisor não é Vsolução.1 Do mesmo modo, no caso de gases, os valores de %(V/V) são aditivos.