Pinça de bicos

Uma pinça de bicos (ver figura 1) utiliza-se para pegar em objetos pequenos. Normalmente este tipo de pinça é feito de metal (aço inoxidável na maior parte dos casos).


Figura 1. Fotografia de uma pinça de bicos.

Pinça de madeira

Uma pinça de madeira é semelhante a uma mola de roupa em madeira. No entanto, possui um dos braços mais comprido para poder segurar-se no objeto a uma certa distância, como é conveniente quando se seguram objectos em aquecimento (caso de tubos de ensaio).


Pinça de Mohr e pinças de Hoffman

São designadas por “pinças” embora não se destinem a pegar em objetos mas para obstruir a passagem de fluidos em tubos de material flexível que possam ser vedados quando apertados (ver figura 2).


Figura 2. Esquema de uma pinça de Mohr1.

Pinça metálica ou tenaz

Uma pinça metálica (tenaz) é um utensílio com pega muito semelhante a uma tesoura (ver figura 3). No entanto, possui pequenas pegas de metal com clivagens para aumentar o atrito. Em certos casos, as extremidades das pinças metálicas podem ser revestidas com um plástico para aumentar a aderência ao material a suportar. Estas pinças são usadas para pegar em objetos maiores ou objetos quentes.


Figura 3. Fotografia de uma pinça metálica ou tenaz.