O xilema é constituído por quatro tipo células:

  • elementos condutores: células mortas onde circula a seiva bruta (água e sais minerais), que podem ser de dois tipos:
    • traqueídos: células longas e estreitas com paredes laterais lenhificadas e perfuradas. As extremidades afiladas, oblíquas têm apenas uma parede fina e contactam entre si, permitindo a passagem de água e sais minerais. O núcleo e o citoplasma destas células degeneram quando atingem a maturidade funcional. Quando maduros os traqueídos são células mortas.
    • elementos de vasos: com comprimento inferior e diâmetro superior ao dos traqueídos, são também células mortas, alinhadas topo a topo e cujas paredes laterias apresentam espessamentos de lenhinha (substância que lhes confere rigidez e impermeabilidade). No final da sua maturação perdem as paredes transversais formando um tubo que permite uma coluna contínua de água.
  • fibras lenhosas: também constituídas por células mortas de paredes muito espessas devido à deposição de lenhina que desempenham funções de suporte
  • parênquima lenhoso: são as únicas células vivas deste tecido, pouco diferenciadas, que se podem dividir e transformar em qualquer das células do tecido lenhoso.
Figura 1. Esquema do xilema e dos seus constituintes