A forma de determinar comprimentos de ligação varia de acordo com as técnicas experimentais utilizadas, o que resulta em ligeiras diferenças entre os valores obtidos, tipicamente entre 1 e 2 picómetros (pm) ou 0,01 e 0,02 Å (Å = 1 ångstrom = 10-10 m)*. A técnica de difração de raios-X é a técnica cristalográfica mais comum na determinação de comprimentos de ligação.


O comprimento de ligação está relacionado com outros parâmetros referentes à ligação química, nomeadamente:

  • Ordem de ligação: quanto maior for a ordem de ligação, isto é, quanto maior for a densidade eletrónica na região situada entre dois átomos ligados quimicamente1, que se traduz num aumento do carácter duplo ou triplo da ligação, menor é o seu comprimento;

  • Energia de ligação: quanto maior for a energia de uma ligação química entre dois átomos, menor é o comprimento dessa mesma ligação.

Compare-se, por exemplo, as energias e comprimentos das ligações carbono-carbono simples, dupla e tripla nas moléculas de etano, eteno e etino, respetivamente. Como se pode ver na tabela seguinte, à medida que a ordem da ligação C–C aumenta, aumenta a sua energia e diminui o seu comprimento.


Molécula Ligação C...C Energia de Ligação / kJ\(\cdot\)mol-1 [2] Comprimento de Ligação / pm [3]
Etano Simples, C\(-\)C 345 153,51
Eteno (Etileno) Dupla, C\(=)C 612 132,9
Etino (Acetileno) Tripla, C \(\equiv\) C 809 120,3


* Apesar do ångstrom não ser uma unidade SI, é muito utilizada para indicar comprimentos a nível atómico