Para se escrever a fórmula de estrutura da molécula de CO2 na notação de Lewis, é necessário conhecer o número de eletrões (e-) de valência de cada átomo: 4 eletrões de valência para o átomo C e 6 eletrões de valência para cada átomo O, o que dá um total de 4 + 6 + 6 = 16 eletrões de valência. Assim, a estrutura da molécula de CO2 poderia ser representada na notação de Lewis pelas seguintes fórmulas (a) e (b):


Para o desenho da molécula de CO2 na notação de Lewis, é necessário conhecer o número de eletrões (e-) de valência de cada átomo: 4 e- de valência para o átomo C e 6 e- de valência para cada átomo O, o que dá um total de 4 + 6 + 6 = 16 e-. Assim, a estrutura molécula de CO2 pode ser representada na notação de Lewis das seguintes formas:



Apesar de ambas as estruturas conterem 16 eletrões de valência, apenas a estrutura (a) está de acordo com a regra do octeto, com todos os átomos rodeados por 8 eletrões ao contrário da estrutura (b) onde o átomo de carbono está rodeado por apenas 4 eletrões, violando a referida regra. Assim, a molécula de CO2 é constituída por uma ligação dupla do átomo de carbono central a cada um dos átomos de oxigénio terminais, cada um contendo dois pares de eletrões não ligantes.

Esta regra não é universal pois não se aplica a espécies químicas como os radicais livres (um dos átomos está rodeado por um número ímpar de eletrões), os carbenos (ex. CH2, CPh2 ou a molécula BH3 (borano, na qual o átomo de boro está rodeado por apenas 6 eletrões.) nem para átomos fóra do 2º período como compostos de fósforo ou enxofre (PCl5 e SF6, por exemplo).