Origem

Quanto à sua origem, os péptidos podem ser, por exemplo: péptidos lácteos, resultantes da digestão das proteínas do leite; péptidos ribossomais, sintetizados nas células pela maquinaria ribossomal de acordo com informação genética, à semelhança proteínas; ou péptidos não ribossomais, sintetizados por enzimas específicas e não por ribossomas. Para além de uma origem biológica, os péptidos também podem ser sintetizados quimicamente, como é caso do adoçante Aspartame.


Função

Assim como as proteínas, os péptidos podem ter funções muito variadas. Podem servir apenas como nutrientes, como é o caso dos péptidos resultantes da digestão dos alimentos, mas ter também um papel mais elaborado. As hormonas, moléculas que atuam como mensageiros à distância entre células de um organismo, são, muitas das vezes, péptidos. A hormona insulina por exemplo, entre outras funções, “diz” às células do fígado e do músculo esquelético que há glicose no sangue e que estas células devem captá-la e armazená-la. Outros péptidos tem uma função de defesa contra micro-organismos.


Tamanho

Os péptidos podem também ser classificados pelo seu tamanho. Péptidos constituídos por dois aminoácidos denominam-se dipéptidos, por três aminoácidos, tripéptidos, e assim sucessivamente. Péptidos com menos de dez aminoácidos também se podem chamar oligopéptidos, enquanto aqueles que têm mais de 10 aminoácidos se denominam polipéptidos.