Os polímeros reforçados com fibra de vidro (PRFV), vulgarmente conhecidos por fibras de vidro, são materiais compósitos que consistem em fibras de vidro imbuídas numa matriz polimérica.


Tabela 1 - Composição química das fibras de vidro. (Adaptada de 1)

Tipo de vidro Composição (% m/m)
SiO2 CaO Al2O3 B2O3 MgO
Fibra de vidro 55 16 15 10 4

Este tipo de compósito é produzido à escala mundial, sendo utilizado em embarcações, câmara frigoríficas, caravanas e outros. As fibras de vidro utilizadas têm espessura entre 3 e 20 μm.

A figura 1 mostra um compósito reforçado com fibras de vidro analisado microscopicamente com duas ampliações, observando-se que o diâmetro das fibras neste compósito ronda os 15 µm.


Figura 1 - O diâmetro médio das fibras de vidro. (Extraída de 2)

Os compósitos de fibra de vidro são bastante populares, dado que as fibras de alta resistência podem ser facilmente fabricadas a partir do vidro derretido. Além disso, o processo de fabrico destes compósitos é relativamente barato, existindo várias técnicas para a sua elaboração.3 Podem ser utilizados numa grande variedade de ambientes corrosivos, dado serem bastante inertes do ponto de vista químico.4

Todavia, apesar de possuírem elevada resistência à tração, não podem ser utilizados como partes estruturais de aviões ou pontes. Além disso, os materiais que utilizam fibras de vidro, normalmente, estão limitados a uma temperatura útil de 200 ºC. A temperaturas mais elevadas, os polímeros começam a amolecer ou a deteriorar-se. A temperatura útil deste tipo de compósitos pode ser elevada a um máximo de aproximadamente 300 ºC utilizando, para isso, sílica fundida de elevado grau de pureza e polímeros resistentes a alta temperatura, como por exemplo as resinas de poliamida.

Avanços tecnológicos relativamente recentes – desenvolvimento do laser e a perfeição do vidro de alta pureza – permitiram tirar partido da propriedade da fibra de vidro pura em refletir a luz com perdas muito reduzidas, o que levou à construção da chamada fibra ótica. A tecnologia de um dos suportes mais eficientes na transmissão de informação a longas distâncias é através de fibras óticas, que se baseia no fenómeno da reflexão total da luz.