A seguir são apresentados alguns exemplos de propriedades intensivas e extensivas, com os respetivos símbolos e unidades SI entre parênteses:

  • Propriedades intensivas: temperatura (T em K), pressão (p em Pa), massa volúmica (\(\rho\) em kg\(\cdot\)m-3), ponto de fusão (T em K), ponto de ebulição (T em K).
  • Propriedades extensivas: massa (m em kg), volume (V em m3), quantidade de substância (n em mol), energia interna (U em J), entalpia (H em J), entropia (S em J/K), capacidade calorífica (Cp ou CV em J/K), energia de Gibbs (G em J).

Quando se exprime uma propriedade extensiva em função de outra propriedade extensiva, obtém-se uma propriedade intensiva. Por exemplo, quando se exprimem as propriedades termodinâmicas entalpia ou entropia em função da quantidade de substância, obtêm-se as respetivas propriedades intensivas entalpia molar e entropia molar, com unidades SI de J\(\cdot\)mol-1.

Da mesma forma, se a entalpia ou a entropia, por exemplo, forem expressas em função da massa do sistema, obtêm-se as propriedades intensivas entalpia e entropia específicas com unidades SI de J\(\cdot\)kg-1. Outros exemplos de propriedades intensivas obtidas por combinação de propriedades extensivas incluem o volume molar (Vm em m3\(\cdot\)mol-1), o volume específico (v em m3\(\cdot\)kg-1), a massa molar (M em kg\(\cdot\)mol-1) ou a capacidade calorífica específica (cp ou cV em J\(\cdot\)K-1\(\cdot\)kg-1) e molar (Cp ou CV em J\(\cdot\)K-1\(\cdot\)mol-1).