A equação seguinte representa a reação de oxidação-redução entre o ferro (no estado sólido) e o catião hidrogénio (H+) em solução aquosa:

 
Fe(s)
+
2H+(aq)
\(\longrightarrow\)
Fe2+(aq)
+
H2(g)
n. oxidação
0
1+
2+
0

Nesta reação, o catião H+ é reduzido, pois o seu número de oxidação diminui de +1 para 0, e o ferro, que cedeu dois eletrões ao ião H+, transformando-se em catião ferro(II), é o agente redutor.

Os redutores mais usados são os metais lítio, sódio, magnésio, ferro, zinco e alumínio. Em análise química, usam-se alguns redutores como o tetra-hidretoborato de sódio (NaBH4) e o cloreto de estanho(II) (SnCl2) para reduzir certas substâncias, de modo a realizar posteriormente a sua análise quantitativa, como por exemplo, a determinação do mercúrio em soluções aquosas, em que o mercúrio é reduzido ao estado metálico sendo posteriormente quantificado. Os agentes redutores também são utilizados no processo de extração e purificação dos metais. O ferro, que ocorre na natureza sob a forma de Fe2O3, é reduzido a ferro pelo monóxido de carbono. O alumínio, que ocorre naturalmente sob a forma de bauxite, é outro exemplo em que se usa a redução para a sua obtenção, porém neste caso, a sua redução não é provocada por um agente químico, mas sim por eletrólise da bauxite fundida.