No museu das pescas, podem observar-se equipamentos e utensílios antigos e modernos da pesca artesanal. Mais de 2000 objetos provenientes dos 5 continentes, em tamanho original e reduzido (maquetas). A pesca artesanal da praia da Aguda está bem representada mas também outras regiões e localidades estão aqui retratadas, como a região de Aveiro, o rio Minho, os Açores e Madeira e até as regiões habitadas pelos esquimós. Podem ser observadas coleções de anzóis, de conchas, de mudas de crustáceos etc.. No 1º andar do edifício está patente uma exposição permanente designada por “Pesculturas” (Figura 4) composta por esculturas em barro que representam todas as artes de pesca tradicionais de Portugal.

Figura 2. Museu das Pescas, vista geral.
Figura 3. Aquário, vista geral.

No aquário podem ser observados 15 tanques, com um volume total de 28.000 litros, onde vivem cerca de 2000 espécimes pertencentes a cerca de 60 espécies da fauna (Figuras 5 e 6) e flora da costa ocidental portuguesa.

No âmbito da Educação Ambiental são disponibilizados atualmente nove programas para todos os níveis pedagógicos, abrangendo todas as classes etárias, desde os jardins-de-infância até à universidade sénior.

Figura 4. Exposição permanente “Pesculturas”.

Em relação ao ensino superior e com base no protocolo de colaboração, celebrado em 1997, entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar ICBAS da Universidade do Porto, são lecionadas aulas em Ciências do Mar para os cursos de licenciatura e mestrado.

Figura 5. Peixe-porco Balistes carolinensis.
Figura 6. Rascasso Scorpaena scrofa.

A localização física da ELA, a 20 metros do mar, proporciona condições ímpares para o ensino e a investigação científica do litoral com toda a sua biodiversidade, a frota pesqueira e as artes da pesca artesanal.

Em 1996, embora sem o edifício da ELA estar ainda concluído, deu-se início a uma série de atividades ligadas à educação ambiental para proporcionar às escolas da região um contato direto com o mar. Em pouco tempo, a praia da Aguda começou a tornar-se num ponto de encontro para muitas gerações de alunos do norte e centro do país.

Em 1997 é apresentado o 1º programa pedagógico intitulado “Programa de Educação Ambiental no Litoral” e ao longo dos anos seguintes começam a ser apresentados às escolas e ao público em geral uma série de programas de Educação Ambiental.

O programa Contos do Mar é destinado a crianças entre três e seis anos e tem como objetivo despertar uma consciência ecológica e ambiental. Desde o seu início em 2003, foi já frequentado por 15 000 crianças.

O programa Turma do Mar é dirigido às crianças dos seis aos doze anos. Nele são transmitidos conhecimentos básicos sobre Biologia e Ecologia Marinhas e Oceanografia Física. Iniciado em 2004, atraiu até agora 12 000 crianças.

O programa Uma Noite no Fundo do Mar é concebido para desenvolver e incentivar o espírito aventureiro de crianças entre seis e doze anos de idade. É uma experiência rara, na qual as crianças permanecem no Aquário durante a noite, das 21:00 até as 9:00 horas, e assistem à atividade noturna das várias espécies.

O Programa de Educação Ambiental no Litoral, (Figura 7) destinado a alunos do 5º ano em diante, revela as riquezas do litoral rochoso “in loco” e os fatores físico-químicos e bióticos da zona entre-marés. Aborda também o tema da pesca artesanal e das dunas, sua importância e necessidade de conservação. Inclui uma visita guiada ao Parque das Dunas da Aguda. Começou a funcionar dois anos antes da abertura da ELA ao público e nele já participaram 17 000 alunos, distribuídos por 749 sessões.

Figura 7. Sessão do Programa de Educação Ambiental no Litoral.

O programa Trilho de Interpretação da Natureza, destinado também a alunos do 5º ano em diante, é desenvolvido em conjunto com o Centro de Educação Ambiental das Ribeiras CEAR. Nos seus 12 anos de funcionamento foram registadas 168 visitas que envolveram 4 980 participantes. Tem início em Miramar com uma visita ao CEAR onde se abordam temas relacionados com as águas doces em geral e com as ribeiras em particular. De seguida realiza-se uma caminhada pela praia, até à Aguda, com observação de aves e com passagem pelo parque das dunas.

O ano de 2017 é o décimo primeiro ano de funcionamento do programa Litoral em Mudança que se destina a alunos do 11º ano em diante. Pretende abordar, de uma forma cientificamente correta, as questões das alterações climáticas, subida do nível médio do mar, erosão costeira, recuo do litoral e as possíveis medidas de mitigação. Até agora frequentaram este programa 1 311 alunos.

Pelo 16º ano consecutivo, a ELA participa no programa «Biologia no Verão» da iniciativa «Ciência Viva», mantendo-se a frequência dos participantes relativamente constante ao longo dos últimos anos.

No âmbito do programa da Universidade Júnior, organizado pelo ICBAS e pelo Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, a ELA foi visitada ao longo dos últimos anos por dezenas de participantes.

A ELA Permite a realização de Festas de Aniversário que incluem uma visita ao Museu das Pescas e Aquário, a participação no programa Turma do Mar ou Contos do Mar e um lanche e oferta de lembranças a todas as crianças participantes.


Horário de visitas: todos os dias das 10h às 18h (exceto 25 de dezembro).