Além do aspeto interdisciplinar, este projeto permite aos alunos vivenciar o plantio de hortaliças e acompanhar as suas etapas de desenvolvimento, estimulando a capacidade de observação e o registo científico, enfatizando ainda a produção com técnicas hidropónicas, as suas vantagens e desvantagens, bem como a importância dos alimentos naturais1.

Neste projeto estiveram envolvidos alunos de várias turmas do 3º ciclo e do ensino secundário.

Na Hidroponia utilizou-se o método NFT (Nutrient Flow Technique). Nesta técnica, a solução corre pelo perfil numa lâmina fina de líquido para alimentar a planta e retorna ao reservatório (FIGURA 1).


FIGURA 1. Técnica de Hidroponia.

Este sistema de cultivo permitiu trabalhar diferentes conteúdos relativos à eletricidade, hidrostática e caudal volumétrico em Física; nutrição mineral das plantas, anatomia e fisiologia vegetal em Biologia. Na disciplina de Química foram trabalhados os seguintes temas: funções químicas, soluções, equilíbrio químico, condutividade elétrica e densidade da solução nutritiva, concentração e pH.

A Vermicompostagem é um tipo de compostagem com a ação de minhocas, que pode ser feita ao ar livre, no jardim ou no quintal, mas também em apartamentos, caso não exista espaço exterior disponível para a compostagem tradicional2.

Os alunos construíram o Vermicompostor e colocaram nele resíduos orgânicos que trouxeram de suas casas. Efetuaram a monitorização semanal da evolução da decomposição dos resíduos pelas minhocas, medindo o pH, a condutividade elétrica, a temperatura, a humidade e o nível de compostagem. Também procederam à identificação das espécies de minhocas. Criaram tabelas e gráficos (FIGURA 2) para o registo de todos os dados e, por último, retiraram as suas conclusões.


FIGURA 2. Registo de dados obtidos

AGRADECIMENTOS

Neste projeto colaboraram os seguintes professores: Ana Paula Lima, Ana Soares, Helena Barros, Jorge Teixeira e Manuela Silva.

Agradeço todo o apoio que tive por parte da direção do meu Agrupamento (Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida – Espinho) na consecução deste projeto, em nome do seu diretor, Professor José Ilídio Sá.

Agradeço também à Ciência Viva, com a qual temos colaborado de maneira constante nos últimos anos, tendo recebido sempre o apoio desta entidade, cabendo destacar o nosso principal interlocutor, a Professora Rosário Oliveira, que tem sido inexcedível no acompanhamento e divulgação de todas estas atividades.