O Planetário - Casa da Ciência de Braga (PCCB) é Membro Associado da Rede Nacional de Centros de Ciência Viva. Promove a cultura e divulgação científica e tecnológica, fomentando a motivação para aprender ciência através do contacto precoce com o conhecimento científico, seus agentes e processos. Ministrando o conhecimento a toda a sociedade, este Centro de Ciência tem como filosofia a aprendizagem guiada por monitores especializados em diversas áreas da ciência.

O PCCB é um projeto da Associação ORION - Sociedade Científica de Astronomia do Minho que ambicionava colocar ao serviço da sociedade um espaço de ciência vocacionado para a divulgação e promoção da cultura científica. A concretização deste projeto e a abertura de um espaço científico só foi possível com o investimento das verbas resultantes do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Braga do ano de 2016 juntamente com o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva.

O PCCB serve sobretudo a comunidade escolar mas também famílias, com atividades dirigidas e vocacionadas para todas as áreas científicas, a especialistas científicos, à formação de docentes e a grupos organizados.

O PCCB dispõe de diversos espaços destinados à concretização de atividades científicas, eventos públicos e ações de formação.

A sala do Planetário Imersivo é um espaço de impressionante realismo com imagens que transportam os espectadores para autênticas “viagens” pelo espaço projetadas numa cúpula em 360º.

No Laboratório Experimental os participantes realizam experiências científicas e interativas guiadas por monitores especializados. Estas atividades pretendem a participação ativa, fomentando assim o sentido crítico e o gosto pela ciência.

O Charco do PCCB é um local exterior onde se realizam atividades científicas e de sensibilização ambiental.

A Sala de Informática é uma sala equipada com computadores onde é possível a pesquisa e o desenvolvimento de atividades científicas.

No Observatório Astronómico é possível observar e registar acontecimentos astronómicos, imagens do céu profundo, espectroscopia e fotometria através de computadores.

O Auditório é um espaço para realização de eventos científicos, nomeadamente formações, palestras e sessões de debate.

A oferta pedagógica criada para a comunidade escolar inclui atividades experimentais que visam complementar o ensino das ciências e que vão de encontro com as metas e ou orientações curriculares de cada Ciclo estipuladas pelo Ministério da Educação. Todas as atividades são pensadas à medida de cada desafio proposto, adaptando-se à faixa etária e ao contexto em que se desenvolve. As atividades direcionadas para o ensino pré-escolar pretendem ser experiências simples e divertidas de forma a envolver precocemente os participantes no mundo da ciência. Para os restantes Ciclos Escolares foram criadas atividades científicas que constituem desafios com conteúdos interessantes e atuais que visam complementar o ensino das ciências. O PCCB criou também atividades dirigidas a grupos com necessidades especiais, nomeadamente grupos sénior, IPSS e associações de apoio a grupos carenciados.

As atividades científicas desenvolvidas para a população pretendem abrir as portas da ciência para a sociedade, permitindo um acesso mais generalizado e próximo ao cenário científico nacional. O PCCB dinamiza palestras científicas regulares (Café com Ciência), Workshops de Família, atividades de fim de semana e atividades no período de interrupção letiva.

O objetivo do PCCB é a aproximação e a intervenção do público em geral na ciência e a transmissão da cultura científica.


Mais informações:

www.casacienciabraga.org