Revista de Ciência Elementar

Volume 2, Número 1, janeiro a março de 2014

A Revista

Maria João Ramos

A Revista de Ciência Elementar foi concebida tendo em mente a divulgação da Ciência. Basicamente para que os seus leitores possam usufruir do conhecimento científico que, muitas vezes, não está ao alcance da compreensão de todos por ser divulgado de um modo necessário mas demasiado técnico.

O sucesso do 1º número da Revista ultrapassou as nossas expectativas. Entre outros, ela é agora reconhecida pelo Google Scholar o que, basicamente, significa que já é possível escrever um artigo para a Revista e cita-lo no curriculum vitæ como um artigo científico.

Neste 2º número da Revista, surge um artigo de opinião que pretendemos continuar a publicar futuramente. Para este número, em particular, escolhemos um artigo sobre plantas geneticamente modificadas extremamente interessante, atual e esclarecedor de muitas das dúvidas ainda subsistentes. Seguem-se diversos artigos das várias áreas do conhecimento – Biologia, Física, Geologia, Matemática e Química – que esperamos lhe sejam não só úteis como interessantes pelas matérias abordadas. Adicionalmente surge, também, um tutorial relativo à construção de animações usando o software Flash que será muito útil a uma percentagem significativa dos nossos leitores. Vídeos e animações para as suas aulas são sempre benvindos e o nosso banco de imagens apresenta várias fotografias, maravilhosas e diversificadas, e com uma definição realmente excelente. Este é, pois, o esqueleto básico da Revista de Ciência Elementar, isto é, artigos de opinião, artigos relativos a várias áreas do conhecimento, imagens fantásticas, vídeos para aulas, animações e tutoriais.

É, no entanto, óbvio que estamos e continuaremos à procura de novas ideias e sugestões, bem como de comentários e críticas. Assim, emails ou outros contactos são claramente benvindos.

Procuraremos, pois, que edições futuras da Revista contenham artigos informativos e úteis para todos os nossos leitores. Obviamente que a existência da Revista de Ciência Elementar não seria possível sem todas as contribuições recebidas pelas variadíssimas pessoas que altruisticamente nos enviaram os seus artigos/pontos de vista/comentários. A todos eles um agradecimento caloroso.

Maria João Ramos
Coordenação editorial