Efeito de Estufa
📧
- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Referência Moreira, C., (2013) Efeito de Estufa, Rev. Ciência Elem., V1(1):035
DOI http://doi.org/10.24927/rce2013.035
Palavras-chave Efeito; Estufa; fenómeno; natural; radiação; ultravioleta;
Resumo
O efeito de estufa é um fenómeno natural que ocorre quando a radiação visível (V) e parte da radiação ultravioleta (UV) provenientes do Sol, atravessam a atmosfera e incidem na Terra, aquecendo a sua superfície, que emite energia sob a forma de radiação infravermelha (IV).
A presença dos chamados gases com efeito de estufa (GEE) na atmosfera - vapor de água, dióxido de carbono e outros – evita que a radiação IV seja emitida para o espaço na sua totalidade, permitindo que parte dessa radiação seja reenviada para a superfície terrestre, o que contribui para uma acréscimo da temperatura da Terra. Embora o efeito de estufa seja um fenómeno natural, o aumento exponencial da emissão de GEE devido à ação humana faz com que o processo provoque um aquecimento excessivo da Terra.
As campanhas governamentais e não governamentais de sensibilização para o aumento do efeito de estufa e para os seus efeitos nefastos para a “saúde da Terra” têm tido algum impacto mas longe do suficiente que se calcula ser necessário para reverter o processo de aquecimento.
Este artigo já foi visualizado 5325 vezes.