Caros leitores.

Com esta edição da Revista de Ciência Elementar (RCE) inaugura-se uma nova fase na sua publicação que passará a ser apenas em suporte digital, livremente disponível para todos por transferência (download) a partir do portal da Casa das Ciências.

Existem essencialmente duas razões que nos levam a fazer esta opção. Em primeiro lugar, a Casa das Ciências atravessa um período de dificuldades de sustentabilidade, já que a entidade financiadora, por motivos estratégicos, optou por uma redução significativa do apoio financeiro que garante os custos de funcionamento da Casa das Ciências. Por outro lado, o aumento dos custos de produção das edições em suporte físico (papel) aumentou substancialmente por razões que todos conhecemos (e sentimos). Estes fatores conduziram-nos a uma situação económica que temos que gerir com grande racionalidade, poupando despesas, procurando gerar receitas através das nossas iniciativas e apelando a uma angariação voluntária de fundos, que iremos lançar em breve, através de um apelo aos utilizadores dos recursos da Casa das Ciências.

Como atual Coordenador da Casa das Ciências, estou certo que todos compreendem a situação frágil em que nos encontramos. Mas temos que enfrentá-la e ultrapassá-la, porque acreditamos, com enorme convicção, que o projeto da Casa não pode morrer já que presta um serviço público que tem sido, ao longo dos seus 16 anos de existência, sempre avaliado como sendo de grande qualidade científica e pedagógica e, portanto, de grande utilidade para os docentes de ensino básico e secundário. Razões que se tornam ainda mais atuais quando se assiste ao recente processo da chamada “digitalização do ensino”.

Provas disso são: (i) o grande número de utilizadores, (ii) o enorme número de downloads dos recursos digitais educativos que, após uma avaliação criteriosa feita por avaliadores independentes, são livremente disponibilizados no nosso portal, (iii) a grande participação nos encontros anuais da Casa das Ciências, e ainda (iv) o interesse que as nossas iniciativas (Revista de Ciência Elementar, conferências, WikiCiências, etc.) têm tido ao longo destes anos.

Vamos continuar, podem estar certos! Com a dedicação e profissionalismo dos nossos três colaboradores que garantem diariamente, com a sua persistência e amor à Casa, a sua manutenção e constante atualização. E também com a convicção da nossa Comissão Editorial e do seu Coordenador, garantes da contínua qualidade do serviço público que prestamos.

Neste contexto, apelo à máxima compreensão de todos vós, e também à vossa solidariedade manifestada através do uso continuado dos nossos recursos, da submissão de novos recursos para publicação no nosso portal, para que possa ser divulgado e utilizado por todos, e ainda no contínuo interesse por todas as nossas iniciativas que continuarão a ser divulgadas pelos canais habituais (portal da Casa, newsletters periódicas, redes sociais e media).

Desejo a todos um excelente ano letivo de 2023/24, com o sucesso dos vossos alunos e com a concretização, há muito esperada, das espectativas de valorização profissional que todos merecem.