Lei das Velocidades

Uma vez que a resultante do sistema de forças que atua na partícula é nula, a aceleração também é nula. Assim, num movimento retilíneo uniforme a velocidade é constante - lei das velocidades.

Matematicamente, podemos excrever:


sendo a velocidade no instante inicial.

O gráfico do valor da velocidade em função do tempo é, pois, uma reta horizontal, podendo ser esboçado como se mostra na figura 1.


Figura 1. Gráfico velocidade em função do tempo.

Lei dos espaços

Uma vez que a velocidade é constante, a partícula descreve uma trajetória retilínea sem inversão. Assim, o módulo do deslocamento, ∆r, que o corpo efetua num dado intervalo de tempo ∆t, é igual ao espaço percorrido, ∆s, nesse mesmo intervalo de tempo. Lembremos que a velocidade é a taxa temporal com que a partícula se desloca. Neste caso, como o movimento é uniforme, a taxa temporal de deslocamento é constante e é igual ao valor da velocidade média:



Uma vez que não há alteração da direção da velocidade, o valor da velocidade é igual à taxa temporal média com que a partícula percorre o espaço:



Atendendo à última igualdade, verificamos que num movimento retilíneo uniforme o espaço percorrido é diretamente proporcional ao intervalo de tempo gasto a percorrê-lo:



Uma outra forma de se chegar a este resultado seria interpretar o gráfico velocidade em função do tempo. A área entre o gráfico da função v(t) e o eixo do tempo entre os instantes t1 e t2 é igual ao espaço percorrido nesse intervalo de tempo. Assim sendo:



Que é igual à equação (1).

O gráfico das posições em função do tempo está esboçado na figura 2.


Figura 2. Gráfico posição em função do tempo..

Admitindo que a trajetória do corpo coincide com o eixo dos xx, a equação das posições pode escrever-se do seguinte modo:


sendo xo, a posição inicial da partícula.