Domínio (Biologia)
📧
- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Referência Moreira, C., (2013) Domínio (Biologia), Rev. Ciência Elem., V1(1):074
DOI http://doi.org/10.24927/rce2013.074
Palavras-chave Domínio; Biologia; biológica; organismos;
Resumo
Na taxonomia biológica é o taxon mais elevado dos organismos, acima do reino. Proposto por Woese e colegas em 1990, baseado em relações genéticas e não morfológicas como é comum.
Existem três domínios: Archaea, Eubacteria e Eukarya.
- Eubacteria – inclui as bactérias
- Archaea – anteriormente denominado archaeobacteria (ver nota), inclui os procariontes que não se incluem nos Eubacteria, como os metanogénicos e alguns termófilos
- Eukarya – inclui todos os eucariontes
Com esta nova classificação os reinos sofrem alterações. A nova classificação é:
Domínio Archaea – Reino Archaebacteria
Domínio Bacteria – Reino Eubacteria
Domínio Eukarya – Reinos Protista, Fungi, Plantae e Animalia
Nota: o termo Archaeobacteria foi abandonado por sugerir uma relação específica entre os Archaea e os Eubacteria. Numa perspetiva molecular de análise do rRNA os Archaea são mais próximos dos Eukarya que dos Eubacteria.
Nota do Conselho Científico da Casa das Ciências: Atualmente a classificação dos seres vivos aceite pela comunidade científica internacional é a proposta por Carl R. Woese e colegas em 1990, publicada numa revista científica da especialidade (ver artigo original, em inglês, disponível na internet em http://www.pnas.org/content/87/12/4576.full.pdf+html). No entanto, no programa de Biologia do Ensino Secundário atribui-se uma maior importância à classificação de Whittaker modificada em 1979. Neste artigo apresenta-se uma visão geral dos vários sistemas de classificação propostos com maior ênfase para a classificação em 5 reinos de Whittaker modificada e a classificação em domínios de Woese et al. 1990.
Este artigo já foi visualizado 29192 vezes.