Ponto quente
📧 , 📧 , 📧 , 📧
- * Faculdade de Ciências Universidade do Porto
- ɫ Faculdade de Ciências Universidade do Porto
- ‡ Escola Secundária de Carvalhos
- + Escola Básica 2/3 Soares dos Reis
Referência Dias, A.J.G., Freitas, M.C.A.O., Guedes, F., Bastos, M.C., (2014) Ponto quente, Rev. Ciência Elem., V2(1):015
DOI http://doi.org/10.24927/rce2014.015
Palavras-chave Terra; superficie; térmicas;
Resumo
Local da superfície da Terra onde ocorre atividade vulcânica em consequência de um forte aquecimento provocado pela ascensão de material proveniente do seu interior.
Admite-se que os pontos quentes sejam locais da superfície terrestre onde emergem correntes verticais de material provenientes do interior da Terra. Estas colunas de material, supostamente com a forma de cogumelos, podem atingir larguras da ordem dos 500 km a 1000 km na parte superior e 200 km na base, sendo designadas plumas térmicas. As plumas térmicas terão origem no limite núcleo-manto (“camada D”) e o seu movimento será uma consequência da transferência de energia térmica a partir do núcleo externo, ou do próprio manto.
Os pontos quentes permitem explicar a existência de ilhas de origem vulcânica no interior das placas tectónicas. Por exemplo, as rochas das ilhas havaianas são muito recentes, com idade muito inferior à das rochas dos fundos oceânicos circundantes.
Materiais relacionados disponíveis na Casa das Ciências:
- Erupt, de Ken Wohletz;
- Placa do Pacífico, de Tanya Atwater.
Imagens relacionadas disponíveis no Banco de Imagens:
- Vulcanismo ativo, de Paulo Talhadas dos Santos;
- Lava encordoada, de Elsa Oliveira.
Este artigo já foi visualizado 4860 vezes.