Contará com quase quatro dezenas de palestras e mais de duas dezenas de workshops práticos. Esta dimensão mostra bem a fase de grande dinamismo que a comunidade docente portuguesa e estrangeira está a atravessar.

Ente encontro visa materializar, personificar, e disseminar todo o vasto acervo de conhecimento científico que a Casa das Ciências tem congregado, fruto do gentil trabalho voluntário de inúmeros professores e pedagogos que, de uma forma benemérita, têm vindo a construir aquilo que é o maior repositórios de ciência e pedagogia do nosso país.

A dimensão que a Casa das Ciências atingiu, ao longo dos seus cinco anos de existência, ultrapassou largamente as nossas mais positivas expetativas. Esperemos que continue a crescer, em qualidade e abrangência, de forma a fazer jus ao tanto saber que existe em Portugal. A todos os que participam neste congresso, e a todos os que ajudaram a construir esta casa, deixamos o nosso muito sincero e sentido agradecimento. Obrigado a todos pela casa que construíram!

Pedro Alexandrino Fernandes
Coordenação editorial
Departamento de Química e Bioquímica
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto