O cDNA é utilizado para clonar genes de eucariontes em procariontes. Isto porque os procariontes não têm maturação do RNA logo fariam a redução de todo o DNA. Por exemplo, para expressar uma determinada proteína numa célula onde geralmente não é expressa (expressão heteróloga), transfere-se cDNA que codifica a proteína para a célula alvo. O cDNA também pode ser produzido por retrovírus, que o utilizam como mecanismo de infeção.

Síntese de cDNA numa célula eucariótica:

O método mais utilizado é a partir de mRNA maduro catalisado pela enzima Transcriptase reversa. A enzima atua no mRNA de cadeia simples gerando uma cadeia de DNA complementar.


  1. o DNA é transcrito em mRNA
  2. o mRNA sofre maturação e são removidos os intrões, e adicionados uma poli-A à extremidade 5’ e um grupo metil-guanina extremidade 5’
  3. as várias moléculas de mRNA maduro são extraídas da célula
  4. adiciona-se transcriptase reversa e nucleótidos, e a síntese do cDNA propriamente dita é iniciada
  5. para sintetizar cadeias de DNA adicionais é necessário digerir a cadeia de RNA usando a enzima RNase A
  6. após a digestão do RNA, o DNA de cadeia simples (CSDNA) enrola dado que as cadeias simples de ácidos nucleicos têm propriedades hidrofóbicas.

Figura 1. Síntese de cDNA
Figura 1. Síntese de cDNA

O cDNA pode ser utilizado para criar bibliotecas de cDNA, que são arquivos das sequências dos mRNAs de uma dada célula ou organismo. Tendo a informação de uma biblioteca de cDNA para um organismo permite cloná-lo noutro organismo, o que é de extrema importância para reproduzir, por exemplo, proteínas importantes para os humanos em espécies não humanas.


Figura 2. Construção de uma biblioteca de cDNA
Figura 2. Construção de uma biblioteca de cDNA