O condensador é normalmente utilizado na destilação para arrefecer o vapor dos componentes da mistura e provocar a sua condensação. O líquido refrigerante deve circular constantemente para arrefecer a parede do condensador onde se condensem os vapores que se desprendem do balão de destilação Os condensadores também são bastante utilizados em processos de refluxo, em que se faz o aquecimento de uma mistura sem perdas de solvente por vaporização, dado que o condensador arrefece os vapores do solvente e provoca a sua condensação.

Existem diversos tipos de condensadores, dependendo do fluido utilizado para arrefecimento. Entre estes destacam-se os condensadores com arrefecimento a ar e os condensadores com arrefecimento a água.

O condensador mais simples é o condensador de Liebig, (figura 1), cujo fluido de arrefecimento é a água. Curiosamente, os responsáveis pela criação deste condensador foram Christian Ehrenfried Weigel, P. J. Poisonnier e Johan Gadolin, tendo o químico Justus Baron von Liebig popularizado a sua utilização de tal modo que viu ser-lhe atribuído o seu nome. Consiste num tubo de vidro, largo e comprido, que contém no seu interior um outro tubo de vidro mais estreito, de forma variável (em hélice, com dilatações, etc.) que é percorrido pelo fluido. No tubo exterior circula um fluido (normalmente água, às vezes ar) responsável pelo arrefecimento do vapor/líquido que circula no tubo interior do condensador. O tubo exterior do condensador apresenta duas aberturas, uma para a entrada do fluido de arrefecimento (na abertura inferior) e a outra para a sua saída (na abertura superior).

Modernamente, as extremidades dos condensadores são de vidro esmerilado para permitir o encaixe rápido noutras peças de material de vidro. Num processo de destilação, a extremidade superior do condensador é ligada à cabeça de destilação, que estabelece a ligação entre o balão de destilação e o condensador, e a extremidade inferior é ligada a um tubo (alonga) que conduz o líquido, que resultou da condensação, para um recipiente de recolha.

Outro tipo de condensador, muito utilizado em processos de destilação fracionada, é o condensador de Vigreux, desenvolvido por Henri Vigreux 1, que constitui uma modificação a um condensador mais primitivo, simplesmente designado por condensador a ar. O condensador de Vigreux é arrefecido a ar e é vulgarmente utilizado como coluna de fracionamento em processos de destilação.

Figura 1. Exemplo do condensador de Liebig.
Figura 1. Exemplo do condensador de Liebig.
Figura 2. Exemplo do condensador de Vigreux.
Figura 2. Exemplo do condensador de Vigreux.