Osmose. Em 1, a região à esquerda é hiperosmótica relativamente à região direita (maior potencial de osmótico com menor concentração de soluto). Em 2, e para atingir o equílibrio a água tende a atravessar a membrana semipermeável da esquerda para direita, verificando-se uma diminuição de volume à esquerda.

A pressão necessária para a água passar, através de uma membrana seletivamente permeável, de um meio com maior quantidade de água para um meio com menor quantidade de água, designa-se por pressão osmótica. A água pura (sem substâncias dissolvidas) tem uma pressão osmótica de zero. A pressão osmótica é tanto mais elevada quanto maior for a concentração de soluto dissolvido na água.

A osmose ocorre em todas as células vivas. Dadas as diferentes morfologias dos dois tipos de células, o seu comportamento em função da concentração do meio externo varia um pouco (ver quadro para comparação entre células animais e vegetais).

Solução hipotónica (com menor pressão osmótica que o meio interno) Solução isotónica (com a mesma pressão osmótica que o meio interno) Solução hipertónica (com maior pressão osmótica que o meio interno)
Célula animal (sem parede celular) Célula túrgida podendo ocorrer lise celular Célula normal (o volume celular mantém-se) Célula plasmolisada
Célula vegetal (com parede celular) Célula túrgida, dado o aumento do volume vacuolar exercendo pressão sobre a parede celular Célula normal (o volume celular mantém-se) Célula plasmolisada

Materiais relacionados disponíveis na Casa das Ciências:

  1. Difusão e Osmose - As Diferenças, veja as diferenças entre a difusão e a osmose.