Fração volúmica e percentagem em volume
📧
- Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Referência Lima, L.S., (2014) Fração volúmica e percentagem em volume, Rev. Ciência Elem., V2(3):306
DOI http://doi.org/10.24927/rce2014.306
Palavras-chave fração volúmica; fração em volume;
Resumo
A fração volúmica ou fração em volume de um constituinte de uma mistura é quociente entre o volume desse constituinte e a soma dos volumes de todos os constituintes antes de serem misturados.
\(\phi _\text{soluto} = \frac{V_\text{soluto}}{\sum V_\text{constituintes}}\)
onde \(\phi _\text{soluto}\) representa a fração mássica de soluto (ou de um constituinte da mistura), Vsoluto representa o volume de soluto (ou constituinte) e ∑ Vconstituintes representa a soma dos volumes de todos os constituintes (da solução ou mistura) antes de serem misturados.1
Esta grandeza adimensional é uma forma conveniente de exprimir a composição quantitativa quando se misturam dois ou mais líquidos ou quando se misturam diferentes gases para formar uma solução. Como todos os componentes se encontram na mesma fase, o solvente será o que existe em maior quantidade.
A percentagem em volume ou percentagem volúmica [%(V/V)] é igual à fração volúmica multiplicada por 100% e representa o volume de um dado componente existente em 100 volumes da mistura, considerando aditivos os volumes medidos antes de se misturarem, e traduz-se matematicamente pela seguinte equação:
Por exemplo, uma bebida alcoólica que tenha um teor de etanol de 12 %(V/V) significa que se pode obter uma solução idêntica a essa por mistura de 12 mL de etanol e 88 mL de água. Não significa que se obtenham 100 mL de solução porque, devido à contração do volume aquando da mistura destas duas substâncias, o volume da solução será inferior à soma dos volumes dos constituintes antes da mistura. No entanto, tal como para a percentagem em massa, a soma das percentagens em volume é sempre igual a 100%, isto é a 1, pois o divisor não é Vsolução.1 Do mesmo modo, no caso de gases, os valores de %(V/V) são aditivos.
Referências
- 1 http://goldbook.iupac.org/V06643.html, consultado em 01/05/2010.
Este artigo já foi visualizado 4193 vezes.