onde msoluto representa a massa de soluto, mtotal ou ∑mconstituintes representa a soma das massas de todas as substâncias presentes na solução ou na mistura.

Esta grandeza adimensional é uma forma conveniente de exprimir a composição quantitativa de misturas e, em particular, de soluções que, tal como a fração molar e a molalidade, apresenta sobre as restantes formas de exprimir composições quantitativas a vantagem de não depender da temperatura. Além disso, pode preparar-se uma mistura com uma fração mássica bem estabelecida e rigorosa apenas com base nas medições de massa das diferentes substâncias envolvidas.

A percentagem mássica ou percentagem em massa [%(m/m)] é o número de unidades de massa de um dado componente existente em 100 unidades de massa da mistura. Para uma solução, traduz-se matematicamente pela seguinte expressão:



Por exemplo, o “ácido clorídrico comercial concentrado” é uma solução aquosa de cloreto de hidrogénio com uma percentagem em massa de 37%, o que significa que cada 100 g de solução contêm 37 g de cloreto de hidrogénio e também que a fração mássica do soluto é 0,37. Para converter esta percentagem em concentração molar, é necessário o conhecimento da massa volúmica desta solução (\(\rho\) = 1,18 g \(\cdot\) cm-3 a 20 oC) para calcular o volume de solução (100 g da solução concentrada correspondem a um volume de 84,7 cm3 a 20 oC). É, também, necessário conhecer a massa molar do soluto [M(HCl) = 36,46 g \(\cdot\) mol-1] para se poder calcular a quantidade de substância existente naquele volume de solução. Por fim, a partir da definição de concentração molar resulta que [HCl] ≈ 12 mol \(\cdot\) dm-3, isto é, uma solução concentrada de HCl com %(m/m) = 37% tem uma concentração de cloreto de hidrogénio 12 mol \(\cdot\) dm-3.