Tectónica de placas (Teoria da)
📧 , 📧 , 📧 , 📧
- * Faculdade de Ciências Universidade do Porto
- ɫ Faculdade de Ciências Universidade do Porto
- ‡ Escola Secundária de Carvalhos
- + Escola Básica 2/3 Soares dos Reis
Referência Dias, A.J.G., Freitas, M.C.A.O., Guedes, F., Bastos, M.C., (2015) Tectónica de placas (Teoria da), Rev. Ciência Elem., V3(1):071
DOI http://doi.org/10.24927/rce2015.071
Palavras-chave placas; Tectónica; superfície; Terra; astenosfera;
Resumo
Teoria segundo a qual a superfície da Terra está dividida numa série de blocos individuais, relativamente pouco espessos, que se movem uns em relação às outros.
Estes blocos, as placas litosféricas ou placas tectónicas, movimentam-se sobre a astenosfera e é nos seus limites que se localiza a maior parte da atividade geológica.
Esta teoria, que começou a ser esboçada nos anos sessenta, foi apresentada na reunião anual da União dos Geofísicos, em 1967, por W. Jason Morgan da Universidade de Princeton. Ano após ano foi sendo completada à medida que os avanços tecnológicos permitiam obter dados novos e mais precisos sobre, por exemplo, o fundo dos oceanos, a atividade sísmica e o campo magnético.
A mesma teoria, também denominada tectónica global, apresenta não só uma explicação coerente para a formação de cadeias montanhosas, fenómenos de vulcanismo e movimentos sísmicos, mas também permite integrar e sintetizar todos os fenómenos geológicos que ocorrem na Terra.
Este artigo já foi visualizado 3398 vezes.