Eletroforese (Biologia)
📧
- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Referência Moreira, C., (2015) Eletroforese (Biologia), Rev. Ciência Elem., V3(2):104
DOI http://doi.org/10.24927/rce2015.104
Palavras-chave engenharia genética; molécula; massa; tamanho molecular;
Resumo
A técnica de eletroforese em gel é utilizada para separar moléculas por tamanhos. O método baseia-se nas cargas elétricas existentes, e na migração das mesmas ao longo de um gel geralmente de agarose, quando se aplica uma diferença de potencial. A velocidade da migração das moléculas, quando se aplica uma corrente elétrica ao gel, depende do seu tamanho, as moléculas de maiores dimensões (maior massa) irão migrar mais lentamente.
As moléculas de DNA têm carga negativa devido aos grupos fosfatos. Quando é aplicada uma corrente elétrica as moléculas tendem a deslocar-se do pólo negativo para o pólo positivo. Quanto maior a molécula mais devagar migra.
1.o gel, geralmente, de agarose com os poços (S) 2. Colocação no primeiro poço de um conjunto de moléculas com tamanhos conhecidos – uma escala (do inglês ladder) 3 e 4. Colocação das amostras 5. aplicação de uma corrente elétrica para provocar a migração do pólo negativo para o positivo 6. Após a migração é possível identificar o tamanho em pares de bases (no DNA, por exemplo) dos fragmentos de DNA comparando as bandas que lhes correspondem com a escala resultante da separação das moléculas de tamanhos conhecidos no poço de referência.
Vídeo 1.Eletroforese em gel (em inglês)
Vídeo 2.Eletroforese em gel (em português)
Materiais relacionados disponíveis na Casa das
Ciências:
- Laboratório Virtual de Biotecnologia, visite este Laboratório e "trabalhe" nele ...
- Extração do DNA, veja como obter o DNA. Parece simples (!)
Este artigo já foi visualizado 5391 vezes.