Pinça
📧
- Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Referência Ribeiro, D., (2015) Pinça, Rev. Ciência Elem., V3(2):140
DOI http://doi.org/10.24927/rce2015.140
Palavras-chave pinça; utensílio; laboratório;
Resumo
Uma pinça é um utensílio utilizado para pegar em objetos de pequenas dimensões, em alguns casos objectos quentes. Há vários tipos de pinças usadas em laboratório.
Pinça de bicos
Uma pinça de bicos (ver figura 1) utiliza-se para pegar em objetos pequenos. Normalmente este tipo de pinça é feito de metal (aço inoxidável na maior parte dos casos).
Pinça de madeira
Uma pinça de madeira é semelhante a uma mola de roupa em madeira. No entanto, possui um dos braços mais comprido para poder segurar-se no objeto a uma certa distância, como é conveniente quando se seguram objectos em aquecimento (caso de tubos de ensaio).
Pinça de Mohr e pinças de Hoffman
São designadas por “pinças” embora não se destinem a pegar em objetos mas para obstruir a passagem de fluidos em tubos de material flexível que possam ser vedados quando apertados (ver figura 2).
Pinça metálica ou tenaz
Uma pinça metálica (tenaz) é um utensílio com pega muito semelhante a uma tesoura (ver figura 3). No entanto, possui pequenas pegas de metal com clivagens para aumentar o atrito. Em certos casos, as extremidades das pinças metálicas podem ser revestidas com um plástico para aumentar a aderência ao material a suportar. Estas pinças são usadas para pegar em objetos maiores ou objetos quentes.
Referências
- 1 Wikimedia Commons: Mohrs Quetschhahnbürette, consultado em 03/07/2012.
- 2 Pinça de bicos
- 3 Pinça metálica
Este artigo já foi visualizado 4033 vezes.