Xilema
📧
- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Referência Moreira, C., (2015) Xilema, Rev. Ciência Elem., V3(3):149
DOI http://doi.org/10.24927/rce2015.149
Palavras-chave fotossíntese; floema; transporte no xilema; transporte no floema;
Resumo
O xilema, também designando por tecido traqueano ou lenho, é o tecido responsável pelo transporte de água e sais minerais solúveis a partir das raízes e por repor os níveis de água durante a transpiração e fotossíntese.
O xilema é constituído por quatro tipo células:
- elementos condutores: células mortas onde circula a seiva bruta (água e sais minerais), que
podem ser
de dois tipos:
- traqueídos: células longas e estreitas com paredes laterais lenhificadas e perfuradas. As extremidades afiladas, oblíquas têm apenas uma parede fina e contactam entre si, permitindo a passagem de água e sais minerais. O núcleo e o citoplasma destas células degeneram quando atingem a maturidade funcional. Quando maduros os traqueídos são células mortas.
- elementos de vasos: com comprimento inferior e diâmetro superior ao dos traqueídos, são também células mortas, alinhadas topo a topo e cujas paredes laterias apresentam espessamentos de lenhinha (substância que lhes confere rigidez e impermeabilidade). No final da sua maturação perdem as paredes transversais formando um tubo que permite uma coluna contínua de água.
- fibras lenhosas: também constituídas por células mortas de paredes muito espessas devido à deposição de lenhina que desempenham funções de suporte
- parênquima lenhoso: são as únicas células vivas deste tecido, pouco diferenciadas, que se podem dividir e transformar em qualquer das células do tecido lenhoso.
Este artigo já foi visualizado 5364 vezes.