Os capilares linfáticos agrupam-se em veias linfáticas que também possuem válvulas, como as veias sanguíneas, que impedem o refluxo da linfa. A linfa regressa à corrente sanguínea através das veias cavas superiores: direita no casos da linfa proveniente do quadrante superior direito do corpo e esquerda das restantes zonas do corpo através do canal torácico.

Os vasos linfáticos possuem nódulos ou gânglios linfáticos, abundantes em regiões como as virilhas, axilas e pescoço. Os gânglios são ricos em células especializadas na defesa do organismo a corpos estranhos, os leucócitos.

Associado ao sistemas digestivo, existem os vasos quilíferos nas vilosidades intestinais, que são vasos linfáticos importantes na absorção dos lípidos que irão ser transportados para a corrente sanguínea.

Assim, são funções principais do sistema linfático:

  • remover e retornar o fluido intersticial ao sangue
  • absorver e transportar lípidos ao nível do intestino delgado para o sistema circulatório
  • transportar células imunitárias de e para os gânglios linfáticos

O tecido linfoide pode ser primário, secundário ou terciário, dependendo do grau de desenvolvimento e maturação dos linfócitos envolvidos.

  • orgãos linfoides primários: a medula óssea e o timo, envolvidos na produção de leucócitos. Os leucócitos denominados linfócitos B diferenciam-se na medula vermelha dos ossos e os linfócitos T no timo. Os linfócitos migram posteriormente para os órgãos secundários para completarem a maturação.
  • órgãos linfoides secundários: são locais de maturação e iniciação da reposta imune adaptativa do organismo. Baço, amígdalas e gânglios linfáticos.


Materiais relacionados disponíveis na Casa das Ciências:

  1. Nódulo linfático e ativação das células B e T pelos antigénios, o que se passa num nódulo linfático?
  2. Introdução ao estudo do sangue e linfa, linfa e sangue. Descubra a diferença
  3. Unidade - Sistema Cardiovascular, Descubra o sistema cardiovascular nesta aplicação interativa...
  4. Sistema Cardiovascular - Aplicação para quadro interativo, como funciona o Sistema Circulatório? Veja aqui...