A linfa, tal como sangue, é um fluido circulante, isto é, é um veículo de transporte de distribuição e remoção de substâncias.


Formação da linfa:

O intercâmbio de substâncias entre o sangue e os tecidos não é feito diretamente, mas através de um fluido intermediário, o fluido intersticial. Este fluido ocupa os espaços entre células sendo o seu meio envolvente mais próximo. A sua composição muda continuamente à medida que ocorrem trocas de substâncias com o sangue e com as células. A direção do movimento das substâncias depende da diferença de pressão sangue e pressão osmótica: quando a primeira é superior as substâncias tendem a sair do capilar (geralmente na extremidade arterial do capilar), quando a primeira é inferior as substâncias entram no capilar (extremidade venosa do capilar). O fluído intersticial é recolhido pelos capilares sanguíneos e linfáticos, ficando com a designação de linfa que circula nos vasos linfáticos até se juntar ao sangue.

A linfa tal como o sangue é um fluido circulante, isto é, é um veículo de transporte de distribuição e remoção de substâncias.


Materiais relacionados disponíveis na Casa das Ciências:

  1. Introdução ao estudo do sangue e linfa, linfa e sangue. Descubra a diferença
  2. Unidade - Sistema Cardiovascular, Descubra o sistema cardiovascular nesta aplicação interativa...
  3. Sistema Cardiovascular - Aplicação para quadro interativo, como funciona o Sistema Circulatório? Veja aqui...