Linfa
📧
- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Referência Moreira, C., (2015) Linfa, Rev. Ciência Elem., V3(4):209
DOI http://doi.org/10.24927/rce2015.209
Palavras-chave sangue; fluido circulante;
Resumo
Designação que toma o fluido intercelular ou intersticial quando entra para os vasos linfáticos através de poros existentes nas paredes dos capilares. É constituída por plasma sanguíneo e glóbulos brancos, os leucócitos. Este fluído difere do plasma sanguíneo fundamentalmente por não conter proteínas.
A linfa, tal como sangue, é um fluido circulante, isto é, é um veículo de transporte de distribuição e remoção de substâncias.
Formação da linfa:
O intercâmbio de substâncias entre o sangue e os tecidos não é feito diretamente, mas através de um fluido intermediário, o fluido intersticial. Este fluido ocupa os espaços entre células sendo o seu meio envolvente mais próximo. A sua composição muda continuamente à medida que ocorrem trocas de substâncias com o sangue e com as células. A direção do movimento das substâncias depende da diferença de pressão sangue e pressão osmótica: quando a primeira é superior as substâncias tendem a sair do capilar (geralmente na extremidade arterial do capilar), quando a primeira é inferior as substâncias entram no capilar (extremidade venosa do capilar). O fluído intersticial é recolhido pelos capilares sanguíneos e linfáticos, ficando com a designação de linfa que circula nos vasos linfáticos até se juntar ao sangue.
A linfa tal como o sangue é um fluido circulante, isto é, é um veículo de transporte de distribuição e remoção de substâncias.
Materiais relacionados disponíveis na Casa das Ciências:
- Introdução
ao estudo do sangue e linfa, linfa e sangue. Descubra a diferença
- Unidade
- Sistema Cardiovascular, Descubra o sistema cardiovascular nesta aplicação interativa...
- Sistema Cardiovascular - Aplicação para quadro interativo, como funciona o Sistema Circulatório? Veja aqui...
Este artigo já foi visualizado 15255 vezes.