Propriedades intensivas e Propriedades extensivas
📧
- Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Referência Lima, L.S., (2015) Propriedades intensivas e Propriedades extensivas, Rev. Ciência Elem., V3(4):240
DOI http://doi.org/10.24927/rce2015.240
Palavras-chave unidades SI; símbolos; temperatura; massa volúmica;
Resumo
As propriedades intensivas são propriedades físicas que não dependem da extensão do sistema, isto é, são independentes do tamanho ou da quantidade de matéria de um dado sistema. Já as propriedades extensivas, tal como o nome indica, dependem da extensão do sistema, isto é, variam de forma proporcional com o tamanho ou a quantidade de matéria existente num dado sistema.
A seguir são apresentados alguns exemplos de propriedades intensivas e extensivas, com os respetivos símbolos e unidades SI entre parênteses:
- Propriedades intensivas: temperatura (T em K), pressão (p em Pa), massa volúmica (\(\rho\) em kg\(\cdot\)m-3), ponto de fusão (T em K), ponto de ebulição (T em K).
- Propriedades extensivas: massa (m em kg), volume (V em m3), quantidade de substância (n em mol), energia interna (U em J), entalpia (H em J), entropia (S em J/K), capacidade calorífica (Cp ou CV em J/K), energia de Gibbs (G em J).
Quando se exprime uma propriedade extensiva em função de outra propriedade extensiva, obtém-se uma propriedade intensiva. Por exemplo, quando se exprimem as propriedades termodinâmicas entalpia ou entropia em função da quantidade de substância, obtêm-se as respetivas propriedades intensivas entalpia molar e entropia molar, com unidades SI de J\(\cdot\)mol-1.
Da mesma forma, se a entalpia ou a entropia, por exemplo, forem expressas em função da massa do sistema, obtêm-se as propriedades intensivas entalpia e entropia específicas com unidades SI de J\(\cdot\)kg-1. Outros exemplos de propriedades intensivas obtidas por combinação de propriedades extensivas incluem o volume molar (Vm em m3\(\cdot\)mol-1), o volume específico (v em m3\(\cdot\)kg-1), a massa molar (M em kg\(\cdot\)mol-1) ou a capacidade calorífica específica (cp ou cV em J\(\cdot\)K-1\(\cdot\)kg-1) e molar (Cp ou CV em J\(\cdot\)K-1\(\cdot\)mol-1).
Este artigo já foi visualizado 13534 vezes.