Para uma Casa das Ciências renovada e reforçada
📧
- Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto
Referência Gomes, J.A.N.F., (2017) Para uma Casa das Ciências renovada e reforçada, Rev. Ciência Elem., V5(1):001
DOI http://doi.org/10.24927/rce2017.001
Palavras-chave Casa das Ciências; Edulog; Educação
Resumo
A Casa das Ciências conta com um novo parceiro institucional a partir de janeiro de 2017, o que lhe permite relançar as suas atividades com a mesma garantia de qualidade e uma nova estabilidade para o médio e longo prazo. O EDULOG, think tank de Educação da Fundação Belmiro de Azevedo assume a responsabilidade de acompanhar este esforço para melhorar a aprendizagem das ciências nas nossas escolas.
A Revista de Ciência Elementar continuará a servir de veículo de divulgação de ciência e das atividades que, com este fim, decorrem em todo o país. Continuará a ser uma revista de professores, para professores. Iniciamos este 5º ano com um formato digital mais amigável e a experiência de uma edição em formato convencional. Esta versão em papel pretende servir de cartão de visita da Casa das Ciências a novos professores e a um público mais amplo.
O repositório da Casa continuará a acolher novos materiais para os disponibilizar em Creative Commons a toda a comunidade. É um exercício de partilha onde a avaliação por pares apoia a melhoria das propostas dos professores e dá uma garantia da qualidade do que é publicado.
O banco de imagens vai continuar a crescer na sua coleção de imagens com descritivos simples, mas efetivos para o seu uso em ambiente escolar.
A WikiCiências é um ambicioso projeto de apresentação de conceitos científicos numa linguagem que satisfaz tanto os não iniciados como os especialistas e que responde a uma enorme procura em língua portuguesa. As cerca de 200.000 visitas mensais são disso sinal claro e incentivo para que o esforço seja mantido e que alarguemos o conjunto dos nossos colaboradores.
À Fundação Calouste Gulbenkian e ao seu administrador Marçal Grilo que me lançou em 2007 o desafio de criar uma iniciativa para apoiar os professores das áreas científicas do ensino básico e secundário e permitiu o lançamento e a consolidação da Casa das Ciências nos seus primeiros 8 anos de vida, um singelo Muito Obrigado. Neste sinal de gratidão, creio poder envolver os 7 colegas na Comissão Editorial que aceitam a responsabilidade científica do projeto, os mais de 500 professores e investigadores que já apoiaram a Casa como autores ou avaliadores, os 1.300 professores que participaram nos primeiros 3 encontros internacionais, os 15.000 membros da Casa que a frequentam com regularidade e os alunos que indiretamente já beneficiaram deste trabalho de grupo.
Marcamos encontro em Lisboa, 10-12 de julho próximo, para o maior encontro de professores de ciências. Com o novo parceiro, vamos reafirmar a missão de fortalecer o ensino das ciências em Portugal.
Este artigo já foi visualizado 3432 vezes.