Museu da Farmácia
5 mil anos de história universal da saúde
📧
- Museu da Farmácia
Referência Basso, P., (2017) Museu da Farmácia, Rev. Ciência Elem., V5(4):058
DOI http://doi.org/10.24927/rce2017.058
Palavras-chave história; universal; saúde;
Resumo
O museu da Farmácia é já uma referência a nível nacional e internacional, como o comprovam os milhares de visitantes recebidos e os diversos prémios com que foi distinguido.
No Museu da Farmácia é possível conhecer a luta humana pela sobrevivência, desde os primórdios da humanidade, até à aventura espacial dos dias de hoje, na conquista da vida pela cura da doença e alívio da dor.
É uma história com 5 mil anos em que o homem, em várias culturas e civilizações, enfrentou desde tempos imemoriais, o desafio da mortalidade e da doença e procurou várias formas de cura e de tratamento.
Desde os primeiros micróbios e bactérias até às mais recentes epidemias globais, o homem encontrou uma solução para todos os males que afligiram ao longo dos tempos.
Desde a mumificação e a crença na vida eterna no Antigo Egito, até ao elixir da juventude dos alquimistas medievais e às grandes conquistas da ciência moderna, que permitiu ao homem prolongar a vida até ao inimaginável, tudo isto pode conhecer no Museu da Farmácia.
Venha conhecer as fascinantes descobertas científicas mais marcantes da história da farmácia e da medicina e que revolucionaram a vida do homem, como a descoberta das vacinas, da penicilina e dos antibióticos e, mais recentemente da estrutura molecular do DNA que veio permitir ao homem sonhar com algo que sempre o desafiou – a cura da doença!
Inaugurado em junho de 1996 em Lisboa, o Museu da Farmácia é o resultado de uma vontade inequívoca das Farmácias Portuguesas em preservar a história da sua profissão. Em 2010, é a vez da cidade do Porto receber o Museu da Farmácia através da inauguração de um novo espaço.
FARMÁCIA PORTUGUESA
Foram recriados espaços e ambientes que permitem ao visitante aperceber-se, de uma forma mais imediata, da evolução da história e tecnologia da farmácia portuguesa, desde o final do século XV até aos nossos dias. Reconstituições de autênticas farmácias portuguesas desde a antiga botica do século XVIII, até à Farmácia Liberal do início do século XX. É de salientar ainda a reconstituição de uma autêntica farmácia tradicional chinesa, oriunda de Macau do final do século XIX e de uma área dedicada à Farmácia no espaço, com os kits de medicamentos que foram a bordo do Space Shuttle Endeavour, em dezembro de 2001.
No Porto, é possível visitar a excelente reconstituição da Farmácia Estácio, inaugurada em 1924, na rua Sá da Bandeira. Ficou célebre esta farmácia no final dos anos quarenta pela sua balança falante tornando-se um ex-libris da baixa portuense dessa época.
FARMÁCIA NO MUNDO
A temática da Farmácia e da Saúde são abordadas com peças de extrema qualidade oriundas de civilizações e culturas tão distantes no tempo e no espaço, como a Mesopotâmia, o Egito, a Grécia, Roma, os Incas, os Astecas, o Islão, o Tibete, a China, o Japão, etc.
No Porto, é de realçar a reconstituição da Farmácia Islâmica do Império Otomano que existia no interior de um palácio de Damasco no século XIX.
A história da farmácia termina com as grandes descobertas e avanços científicos na saúde no século XX, como a dádiva à humanidade realizada pela descoberta da penicilina e a nova era dos antibióticos e mais recentemente a descoberta da sequência da estrutura molecular do DNA.
Mais informações:
www.museudafarmacia.ptEste artigo já foi visualizado 5929 vezes.