Vespa-asiática
📧 , 📧
- * Universidade do Porto
- ɫ Universidade do Porto
Referência Santos, A.I., Calafate, L., (2018) Vespa-asiática, Rev. Ciência Elem., V6(1):032
DOI http://doi.org/10.24927/rce2018.032
Palavras-chave biologia, ecologia, biodiversidade, espécie exótica
Resumo
A vespa-asiática (nome científico: Vespa velutina Lepeletier, 1836, família: Vespidae) é uma espécie nativa das regiões tropicais e subtropicais do norte da Índia, leste da China, Indochina e arquipélago da Indonésia. Introduzida involuntariamente na Europa (França) em 2004, sendo que a sua presença foi confirmada no território português em 2011. A subespécie introduzida na Europa é a Vespa velutina nigrithorax.
A vespa-asiática mede 17-32 milímetros de comprimento3. Possui cabeça preta (com face laranja ou amarela), corpo aveludado, castanho-escuro ou preto (possuindo uma faixa fina amarela no primeiro segmento e uma ampla faixa laranja no abdómen), asas escuras e patas castanhas com as extremidades amarelas2,3 (FIGURA 1A). A coloração mais escura do abdómen e amarela das patas permitem a fácil distinção entre a vespa-asiática e a espécie europeia Vespa crabro (FIGURA 1B). Na primavera, as vespas-asiáticas constroem ninhos de grandes dimensões em lugares altos e isolados (e.g. árvores e estruturas construídas)1.
FIGURA 1. A- Vespa-asiática (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vespa_asi%C3%A1tica); B- Vespa crabro (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vespa_crabro)
Curiosidades: a vespa-asiática é uma espécie predadora da abelha europeia (Apis mellifera), acarretando impactes negativos na apicultura1.
Referências
- 1 http://www2.icnf.pt/portal/pn/biodiversidade/patrinatur/especies/n-indig/vespa-asiatica-vespa-velutina/plano-de-acao, acesso em janeiro 2018.
- 2 Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal, 2015. DGAV; INIAV; ICNF;
- 3 http://www2.icnf.pt/portal/pn/biodiversidade/patrinatur/resource/docs/exot/vespa/anexo-II.pdf, acesso em janeiro 2018.
Este artigo já foi visualizado 6433 vezes.