Marcas de ondulação produzidas pelo vento
📧 , 📧
- * Escola Secundária de Peniche
- ɫ I2ADS/FBAUP/ Universidade do Porto
Referência Félix, F., Amandi, C., (2018) Marcas de ondulação produzidas pelo vento, Rev. Ciência Elem., V6(4):080
DOI http://doi.org/10.24927/rce2018.080
Palavras-chave dunas; vento;
Resumo
A imagem «Marcas de ondulação produzidas pelo vento» foi submetida pelo Francisco Félix, e está disponível no Banco de Imagens da Casa das Ciências.
As marcas de ondulação formam um padrão repetitivo. Mas, tal como a repetição, as variações são inúmeras, dependentes da ação do vento sobre a superfície.
Esta ação - a repetição - é uma função central à atividade humana. Esta reincidência intrínseca à sua origem, formaliza uma espécie de dispositivo para apreender determinado conhecimento ou mecanismo e que, quando adquirido, permite identidade e estabilidade ao pensamento.
A repetição não é o fazer igual, portanto. Tal como as ondulações produzidas pelo vento, repetir é uma experiência dinâmica sobre algo e que no seu retorno, insiste na multiplicação de possibilidades. Ou seja, de encontrar no mesmo percurso, novas hipóteses e destinos diferentes.
Relativamente ao seu processo criativo, o artista William Anastasi é muito claro quanto a esta competência:
(…) “Da quinta vez que ouvi a 4ª sinfonia de Mozart gostei mais dela do que a primeira vez. Então fiquei com a ideia que talvez a arte fosse da mesma maneira”
Cláudia Amandi
I2ADS/FBAUP/ Universidade do Porto
Costumo percorrer a orla costeira do concelho de Peniche com o objetivo de captar imagens associadas à divulgação do património natural deste território. Se as fotografias reúnem potencial didático-pedagógico e em termos estéticos são adequadas, submeto-as ao Banco de Imagens da Casa das Ciências, pois talvez possam ser úteis a outros colegas. De um modo geral, tento mostrar a sua utilidade remetendo para os conteúdos suscetíveis de serem explorados em sala de aula. Para mim, este trabalho tem sido muito proveitoso, quer pela satisfação em dar a conhecer o concelho de onde sou natural, quer pelas aprendizagens efetuadas neste contexto, nomeadamente pela integração das sugestões disponibilizadas pelos editores.
O sistema praia-duna que se estende da Península de Peniche ao Baleal, dado o seu bom estado de conservação, possibilita a recolha de imagens de rara beleza. Neste caso, podem observar-se marcas de ondulação produzidas pelo vento sobre a superfície dunar.
Francisco Fidalgo Félix
Escola Secundária de Peniche
Este artigo já foi visualizado 4271 vezes.