‘Story Maps’: uma narrativa cartográfica

Desde sempre o Homem teve necessidade de comunicar com o seu semelhante. Esta comunicação tomou diversas formas do ponto de vista antropológico, desde a expressão mística, religiosa e artística até à utilitária do quotidiano. Para o efeito, criou e desenvolveu várias estratégias, como por exemplo, o recurso a sons, que mais tarde veio dar origem às diversas linguagens faladas e à linguagem gráfica. Estão reconhecidas representações de animais, em pontos afastados e recônditos de algumas cavernas, lapas ou até mesmo em nichos, que seriam áreas de caça pelo Homem pré-histórico. Talvez muitas dessas representações em rocha (petróglifos) sejam o início de uma “Cartografia” ou representação das áreas geográficas ou elementos notáveis do terreno onde existiam animais para caça, pontos de água potável, cursos de água, vegetação, ou mesmo o tipo de paisagem geológica.

A antropologia assinala que muitos dos povos atuais (e.g., aborígenes da Papua-Nova Guiné, habitantes das Ilhas Marshall, esquimós) demonstram uma capacidade e habilidade para traçar e desenhar “mapas”. Esses povos, quando questionados sobre a localização de áreas por eles conhecidas, têm a habilidade de desenhar no solo com um ramo ou uma pedra, um esquema do caminho. Podem enriquecer esse traçado com folhas, pedaços de paus e/ou pedras, conchas, ossos, dando-lhe assim uma maior quantidade de informação sobre pontos de referência singulares. Qualquer que seja o resultado final, resulta um verdadeiro “mapa” com escala e com um ponto de observação do terreno visto de cima. Logo, a aptidão para elaborar “mapas” é, de certa forma, inata à espécie Humana.

Há registos de várias civilizações, desde a Antiguidade Clássica com a forte influência dos Gregos, Fenícios e Romanos até aos povos da bacia mediterrânica (incluindo Babilónia, Egito), Ásia (China) e América (Aztecas e Índios Norte-Americanos), nas quais se vislumbra o desenvolvimento da cartografia e utilização de mapas para múltiplos fins. No presente, com a implementação de novas tecnologias computacionais e diversas plataformas digitais, os SIG e as técnicas de geovisualização conquistaram, em particular, um importante papel na sociedade.

Nos últimos anos emergiu uma interessante abordagem na comunicação científica com recurso à fusão de imagens (fotografias, vídeos, etc.) e escrita. Ambas encerram processos similares que beneficiam igualmente do rigor, da clareza e da assertividade. À semelhança da escrita, esta abordagem é mais convincente com uma narrativa forte. Este princípio também se aplica ao acompanhamento de figuras com legendas concisas. As estórias têm, em regra, a capacidade de encantar, de surpreender, de estimular a criatividade e a comunicação. De facto, estas estabelecem significativas conexões entre dados, análise e ideias. Logo, há um entrelaçar do processo narrativo baseado em imagens (especialmente, mapas) e uma escrita rigorosa e assertiva.

‘Story Maps’ é uma ferramenta digital de geovisualização, com interface amigável, na qual o utilizador (docente, aluno, ou público em geral) beneficia do acesso a dados do mundo real e a modelos interativos. É, por isso, uma ferramenta chave de aprendizagem baseada em conteúdos digitais. Por outro lado, a forma sintética de apresentação é particularmente atraente e eficaz para comunicar e visualizar ideias e/ou grandes quantidades de informação organizada, sendo direcionada para o público em geral ou, em contexto de sala de aula, para alunos de diferentes ciclos de estudos.

A ESRI, através da sua plataforma interativa ArcGIS Online e da App ESRI Story Maps possibilitou a todos os utilizadores de SIG a criação, o desenvolvimento e a publicação, numa interface muito amigável, da aplicação “Story Maps”. Esta não é mais do que uma narrativa cartográfica, apoiada por técnicas de geovisualização, vocacionada para múltiplos propósitos, sejam ambientais, geológicos, biológicos, químicos, hidrológicos, históricos, artísticos ou outros. Seguem-se três extraordinárias aulas com recurso a esta ferramenta digital, “Motion of Tectonic Plates”, “Welcome to Anthropocene” e “ Water and Climate Resilience”. Pode-se ainda aceder a outras cativantes publicações e ao tutorial no “Story Map Journal” da ESRI.


Exemplo de aplicação: “Um percurso pela hidrogeologia urbana de Viana do Castelo: cidades inteligentes, sustentabilidade e água subterrânea”

O impacto do desenvolvimento urbano nas águas subterrâneas é internacionalmente reconhecido desde os inícios do Séc. XX. Contudo, foi apenas em meados desse século que a hidrogeologia urbana se tornou um domínio científico. Em Portugal, os primeiros estudos científicos de hidrogeologia urbana foram publicados no virar do Séc. XX na área metropolitana do Porto. Em áreas urbanas, paralelamente aos estudos geológicos e geomorfológicos e à cartografia hidrogeológica, os inventários hidro-históricos, hidrotoponímicos, hidrogeológicos e hidrogeoambientais constituem uma ferramenta básica que fornece excelentes resultados na caracterização e avaliação dos recursos hídricos subterrâneos.


FIGURA 1. ‘Story Maps’: Um percurso pela hidrogeologia urbana de Viana do Castelo: A) enquadramento geológico e inventário hidrogeológico da área urbana de Viana do Castelo (adaptado e revisto da cartografia geológica da SGP/IGM). B) preparação em sala de aula da atividade de campo. C), F) utilização de uma aplicação (MAPinr) para a georreferenciação de pontos de interesse para a criação do “Story map”. A), E) observação e caracterização da geologia local e inventário hidrogeológico.

Neste âmbito, foi desenvolvida uma atividade mista (campo e sala de aula) de construção e desenvolvimento de uma narrativa cartográfica em hidrogeologia urbana usando a ferramenta digital “Story Maps” (FIGURA 1). No centro histórico de Viana do Castelo existe um conjunto de fontanários, chafarizes e lavadouros, alguns dos quais abastecidos por águas subterrâneas. Assim, foi realizado um percurso pedestre, onde se recolheram informações geológico-geomorfológicas, hidrogeológicas, hidrogeoquímicas, hidrotoponímicas e geoambientais, assim como se localizaram e georreferenciaram os pontos de água da cidade de Viana do Castelo. A ferramenta digital permitiu combinar mapas com uma narrativa científica, imagens e conteúdos multimédia com informação científica vária. Esta facilita, assim, o aproveitamento da capacidade dos mapas para contar a história de uma dada área urbana, na lógica do paradigma das cidades inteligentes e das geociências em meios urbanos (FIGURA 2).


FIGURA 2. Exemplo da construção do ‘Story Maps’: Um percurso pela hidrogeologia urbana de Viana do Castelo, durante os Workshops integrados no I Encontro Temático da Casa das Ciências (Água) realizado em Viana do Castelo, em abril de 2019.

‘Story Maps’: uma ferramenta digital educacional

A ESRI ‘Story Maps’ é uma ferramenta digital versátil para o apoio ao ensino e aprendizagem. A maior vantagem da App ESRI ‘Story Maps’ é ser uma poderosa narrativa cartográfica interativa e baseada numa plataforma online amigável e gratuita. Esta ferramenta digital pode ser acedida em diversos tipos de equipamentos informáticos (“desktop, laptop, tablet, iPad, smartphone”). O processo de criação e edição é muito amigável e não necessita de conhecimentos de programação. O seu ponto fraco reside no facto de o utilizador necessitar de estar conectado à internet.



+ info: https://storymaps.arcgis.com/en/