Professor do Ano 2020
📧
- Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto
Referência Gomes, J.A.N.F., (2020) Professor do Ano 2020, Rev. Ciência Elem., V8(4):048
DOI http://doi.org/10.24927/rce2020.048
Palavras-chave
Professor do Ano 2020 - Número especial da Revista de Ciência Elementar, Rev. Ciência Elem., V8(C)
Paulo Sanches é professor de Física e Química no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, desde 1998. Nascido em Vale de Prazeres, concelho do Fundão, em 1966, licenciou-se em Química – Ramo de Especialização Científica em 1992 na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e obteve a profissionalização em serviço em 1998, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu.
Fundou em 1999 o Clube das Ciências na sua escola, dedicando-se principalmente às áreas da Astronomia, da Robótica e da Holografia, tendo participação assídua em projetos Ciência Viva. Desde 2009, coordena o Projeto de Ciências Experimentais – Eureka Júnior, que leva o fascínio da Ciência a todas as turmas do Pré-Escolar e 1ºCiclo do agrupamento.
Envolveu-se fortemente, em 2009, no Ano Internacional da Astronomia. Tendo lançado a nível nacional a “Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira”, de que já realizou seis edições (2009, 2010, 2012, 2014, 2016 e 2018) que muito tem contribuído para dinamizar a região, reunindo ali todos os anos centenas de pessoas de todo o país. Representou Portugal no International Space Camp 2010, no U.S. Space and Rocket Center, ligado à NASA, na cidade de Huntsville, no estado do Alabama dos Estados Unidos da América, tendo levado dois alunos do Clube das Ciências. Em novembro de 2018, foi distinguido como “Professor EspAcial”, pelo ESERO (European Space Education Resource Office) Portugal e, em 2019, o Prémio Ciência Viva Educação. É membro da Casa das Ciências, colaborando regularmente com artigos na Revista de Ciência Elementar e atividades nos encontros.
Ao longo dos últimos anos, o Professor Paulo Sanches, com o seu interesse e mesmo a sua abnegação, pela escola, pelos alunos e pela ciência, acabou por se tornar um caso raro e notável de influência no meio social em que está envolvido.
José Eduardo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira
Falar do Paulo, professor, cria-me a dificuldade de separar o professor da pessoa e do amigo. Num final de tarde de um verão passado, estou numa localidade do concelho da Idanha para regressar a Moimenta e dizem-me que o caminho mais direto para o Fundão é por Vale de Prazeres, a terra do Paulo. É por aí que meto e ligo ao Paulo para lhe dizer que vou passar na terra dele, longe de imaginar que ele estava lá a passar uns dias com o pai e família. Daí a alguns minutos estava sentado à mesa com eles. Calmo, metódico, rigoroso; um planificador e organizador nato. Tem sido assim estes anos todos no Agrupamento de Escolas.
Alcides Sarmento, Diretor do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira
Num contexto histórico em que escasseiam os líderes que mobilizam as pessoas para valores mais altos, o Paulo constitui uma singularidade. Este justo reconhecimento pela Comissão Editorial da Casa das Ciências é o corolário de uma vida dedicada aos outros e às Ciências. Parabéns Paulo!
Alberto Sousa , Professor de Ciências Naturais
Obrigado Professor por ainda continuar nesta luta e pelo impacto que teve e tem na minha vida e na de tantos outros alunos. Este reconhecimento é, sem dúvida, mais do que merecido. Muitos parabéns!
Duarte Lima, ex-aluno
“Professor do Ano” é a distinção atribuída anualmente pela Comissão Editorial da Casa das Ciências a um professor em reconhecimento do seu mérito como docente do ensino básico ou secundário e da sua disponibilidade de partilhar a sua experiência com os colegas.
Este artigo já foi visualizado 3166 vezes.