Figura 1. Molécula de ácido sulfúrico
Figura 1. Molécula de ácido sulfúrico


Propriedades
Massa molar 98.079 g mol-1
Densidade 1,84 g cm-3 (líquido)
Ponto de fusão 10º C, 283 K, 50º F
Ponto de ebulição 337º C, 610 K, 639º F
Viscosidade 26,7 cP (20º C)

Tabela 1 - Propriedades do ácido sulfúrico


Este ácido é muito corrosivo devido à sua forte capacidade desidratante quando concentrado e ao facto de ser um oxidante forte. Pode apresentar-se concentrado, geralmente a 98%(w/w), cerca de 18 mol/L Concentrações superiores são possíveis mas libertam SO3.

Alguns efeitos na saúde:


Tabela 2 - Efeitos do ácido sulfúrico na saúde
Tabela 2 - Efeitos do ácido sulfúrico na saúde

A reação do ácido sulfúrico com a água é altamente exotérmica, podendo originar projeções da solução muito quente, sendo necessário grande cuidado quando se faz a diluição do ácido sulfúrico concentrado. Ao realizar esta diluição devemos sempre adicionar, muito lentamente, com agitação e arrefecimento, o ácido à água (a água tem uma grande capacidade calorífica e dissipa melhor o calor libertado) e nunca ao contrário. O ácido é diprótico, sendo a primeira protólise muito extensa:


H2SO4 + H2O → H3O+ + HSO4


 

K1=2.4×106 [1] (ácido forte)

 

HSO4 + H2O → H3O+ + SO42−

 

K2=1.0×10−2 [1]

 

O ácido sulfúrico concentrado pode remover água de outros compostos, como por exemplo açúcares, sendo utilizado como desidratante. Sobre a pele humana provoca “queimaduras” por desidratação dos tecidos cutâneos. O ácido sulfúrico produz-se industrialmente por hidratação do trióxido de enxofre, obtido da oxidação do enxofre e de sulfuretos (Processo de contacto).

Este método consiste, basicamente, na sequência das seguintes reações químicas:


S(s) + O2(g) → SO2(g)

2 SO2(g) + O2(g) → 2 SO3(g) (na presença de V2O5, como catalisador)

SO3(g) + H2O(l) → H2SO4(aq)


O ácido sulfúrico é um produto químico de larga aplicação na indústria. Tem tal variedade de aplicações que o seu consumo é um índice de medição do grau de industrialização de um país. Intervém em variadas sínteses orgânicas, no fabrico de corantes e fármacos, nos processos de refinação do petróleo, na indústria petroquímica, no processamento de águas residuais, na fabricação de fertilizantes, plásticos, fibras, sabões e detergentes e muitos outros.

Em Portugal um importante polo de indústria química localiza-se em Estarreja. Aqui produz-se cerca de 70 mil toneladas de ácido sulfúrico por ano.