Na presente edição, mantivemos e reforçámos o propósito original que é o de divulgar materiais de índole didática em ciências exatas, numa linguagem simples mas rigorosa, e que apoiem a atividade docente de toda a comunidade de professores do espaço lusófono. Este número inclui três pequenos textos com notas biográficas sobre Anders Celsius, André-Marie Ampère e Antoine Becquerel, dando assim início a uma nova categoria para a submissão de artigos que é a História da Ciência. Textos que relatem episódios curiosos em ciência, biografias de cientistas, ou história da Ciência em geral, ajudam a contextualizar os conceitos e a linguagem que usamos correntemente na nossa atividade profissional. Esperamos que os nossos leitores partilhem desta opinião, e que se sintam motivados para submeter as suas contribuições.

Neste número damos também destaque ao II Encontro Internacional da Casa das Ciências que, estamos certos, constituirá um importante marco deste projeto global. O programa é muito diversificado nos conteúdos e nos formatos de modo a maximizar o leque de público interessado. Ao longo desses três dias teremos oportunidade de conviver e trocar experiências e saberes. Contamos convosco.

Os sucessos que gradualmente foram sendo alcançados com a Revista de Ciência Elementar em particular e com o portal da Casa das Ciências em geral ultrapassaram as nossas primeiras expectativas. Isto só foi possível devido à colaboração de todos aqueles que acreditam neste projeto. A todos, uma vez mais, Obrigado.

Alexandre Lopes de Magalhães
Coordenação editorial