A embriogénese do anfioxo tem algumas semelhanças com a do ouriço do mar:


  • a segmentação é holoblástica (total), formando-se uma blástula com blastocélio (cavidade de segmentação) central;
  • na gastrulação os blastómeros invaginam na zona do pólo vegetativo, formando um embrião com duas camadas germinativas, a ectoderme e a endoderme (que delimita o arquêntero). O intestino primitivo (ou arquêntero) comunica com o exterior através do blastoporo que irá dar origem ao ânus (a abertura da boca será no pólo oposto). A parede do lado dorsal do arquêntero irá dar origem à mesoderme (o mesoblasto) e ao notocórdio (o cordoblasto). A mesoderme forma-se partir de duas vesículas celómicas do arquêntero e a partir desta formam-se dois folhetos, o parietal e visceral, que delimitam o celoma.
  • a organogénese é mais complexa que a do ouriço do mar. Durante a neurulação, a zona dorsal da ectoderme achata e forma uma placa, a placa neural (fig.2A). A goteira forma-se dos espessamentos laterais da placa neural, cujos bordos se unem e constituem o tubo neural, que se estende ao longo da zona média dorsal do embrião (fig. 2B,C). No final da neurulação o embrião, designado por nêurula, continua a sofrer alterações. Ocorre a diferenciação do cordoblasto abaixo da placa neural, dando origem ao notocórdio ou corda dorsal (eixo de suporte paralelo ao tubo neural) que permanecerá durante toda a vida do anfioxo (fig. 2D).

A diferenciação celular continua e o embrião no momento da eclosão tem uma forma alongada e vida livre tal como o adulto – desenvolvimento direto.


Esquema do corte transversal da larva de anfioxo nos sucesssivos estádios de desenvolvimento.
Figura 1. Esquema do corte transversal da larva de anfioxo nos sucesssivos estádios de desenvolvimento.
A. Gástrula B. C. D. Nêurula ect, ectoderme; ent, endoderme; mes, mesoderme; ch, notocórdio; np, placa neural; gc, gastrocélio; ac, canal alimentar; coel, celoma.

Resumo

  • segmentação holoblástica, igual, originando blástula cêntrica;
  • gastrulação por migração e invaginação, formando gástrula tridérmica.

Materiais relacionados disponíveis na Casa das Ciências:


  1. O desenvolvimento dos invertebrados em imagens, de Bio-DiTRL.