Crossing-over
📧
- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Referência Moreira, C., (2014) Crossing-over, Rev. Ciência Elem., V2(2):142
DOI http://doi.org/10.24927/rce2014.142
Palavras-chave Crossing-over; genético; DNA; cromatídeos; cromossomas; genética;
Resumo
Troca de fragmentos de material genético (DNA) entre cromatídeos de cromossomas homólogos. Esta recombinação genética ocorre no final da profase I da meiose através de um processo designado de sinapse (ou emparelhamento). A troca envolve o contacto entre cromatídeos dos cromossomas homólogos, o corte dos segmentos equivalentes do DNA e a colagem destes segmentos no cromatídeo oposto.
O crossing-over foi postulado por Thomas Hunt Morgan em 1916, baseando-se nas observações de Frans Alfons Janssens, em 1909, dos pontos de quiasma (pontos de ligação entre cromatídeos homólogos).
O crossing-over é um dos fatores de variabilidade genética (ver meiose). Os cromatídeos de cromossomas homólogos, um de cada progenitor, trocam fragmentos de DNA na mesma posição originando duas combinações recíprocas não-parentais.
O crossing-over também pode ocorrer durante a mitose, mas é um fenómeno raro. A troca de segmentos de DNA entre cromatídeos irmãos (Sister Cromatid Exchange – SCE) durante a mitose é um fenómeno mais comum.
Este artigo já foi visualizado 5238 vezes.