Nesta equação, csoluto representa a concentração molar de um soluto numa solução, nsoluto a quantidade de soluto dissolvido e Vsolução o volume da solução.

Além do símbolo c indicado na equação, também é usual utilizar parênteses rectos para designar concentração. Por exemplo, se se pretender referir a concentração de uma solução de cloreto de hidrogénio (HCl), pode utilizar-se cHCl ou [HCl]. Como se depreende da equação apresentada e de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI), a concentração tem como unidades mol \(\cdot\)m-3 e seus múltiplos e submúltiplos, tais como mol \(\cdot\) dm-3, mmol \(\cdot\) dm-3 ou \(\mu\) mol \(\cdot\) cm-3. O volume pode ser expresso também em litros (L) e seus múltiplos e submúltiplos, dado que L = dm3 e mL = cm3. Tal significa que são equivalentes mol \(\cdot\) L-1 e mol \(\cdot\) dm-3, por exemplo.

Apesar de a concentração ser a grandeza mais comum para exprimir composições de misturas, tem algumas desvantagens, nomeadamente no que diz respeito à utilização do volume de solução na sua definição. Normalmente, a medição do volume não é tão precisa como a medição da massa de soluto. Outra desvantagem é que o volume da solução se altera com a temperatura devido à expansão térmica, o que faz com que o valor da concentração diminua com o aumento da temperatura. A finalizar, convém notar que quando se misturam duas ou mais soluções concentradas, em geral, os seus volumes não são aditivos.